Hands-on: testamos o Seagate Wireless Plus, um HD externo sem fios

3 min de leitura
Imagem de: Hands-on: testamos o Seagate Wireless Plus, um HD externo sem fios

Já pensou assistir a filmes em sua televisão, diretamente de seu HD, sem precisar conectar qualquer cabo a ela? E em seu iPad? Que tal ampliar a memória do tablet da Apple para nada menos do que 1 TB e poder conferir em seu aparelho seus filmes e fotos favoritos?

Essa é a proposta do Wireless Plus, da Seagate: o único cabo que você vai precisar para usar o sistema de armazenamento é o carregador, que garante bateria o suficiente para que o aparelho funcione pro nada menos do que 10 horas.

Assim que abrimos a caixa, nos deparamos com um aparelho de design impecável: base emborrachada e parte superior com aspecto de metal escovado. A única tampa existente no gadget está em sua parte traseira.

(Fonte da imagem: Divulgação/Seagate)

Ela pode ser retirada para dar lugar ao cabo de conexão USB, que conta com um acabamento bem desenhado e que praticamente vira em uma extensão do aparelho e pode ser usado caso você conte com um computador sem conexão wireless.

Funcionamento

No canto superior esquerdo, o Wireless Plus mostra duas pequenas luzes de LED, que indicam o carregamento de bateria e a conexão sem fio. Logo ao lado das luzes, você encontra o botão responsável por ligar e desligar o aparelho.

Depois de ligar o Wireless Plus, é necessário esperar cerca de um minuto até que a luz de conexão esteja estável. Então, o gadget já está pronto para ser usado. Você pode conectar-se utilizando qualquer aparelho que tenha acesso a redes WiFi e um navegador ou aplicativos móveis.

Basta ligar o aparelho na rede wireless com o nome do produto, como se você estivesse plugando em uma rede sem fio comum. Em seu computador, você só precisa abrir o navegador de sua preferência e abrir o seguinte endereço de IP: http://172.25.0.1/. Com isso, o painel se abre e você passa a ter acesso a todo o conteúdo do aparelho.

Assim que você conectar o aparelho, pode ver alguns filmes disponíveis para testes, que já vêm salvos no gadget. Na redação do Tecmundo, o Wireless Plus superou as expectativas e pudemos conferir diversos filmes sem qualquer tipo de atraso, travamento, falhas ou problemas na conexão.

Acesso à internet e gadgets móveis

No iPhone, iPad ou iPod Touch, você pode fazer o download do aplicativo oficial da marca na App Store. Se você contar com um aparelho com Android, faça o mesmo no Google Play. Com os apps instalados, você tem acesso a tudo o que está salvo no HD, apenas conectando na rede WiFi do aparelho. O Wireless Plus ainda tem suporte total à conexão em televisores e consoles de video game.

Você ainda tem a opção de mudar o idioma do sistema para o português, tanto na versão para desktop quanto nos aplicativos móveis, fazendo com que todo o conteúdo seja ainda mais fácil de compreender.

(Fonte da imagem: Divulgação/Seagate)

Tanto no computador quanto em portáteis, a sua rede conectada será o próprio HD, o que faz com que a rede-padrão com acesso à internet seja desconectada. No entanto, isso não impede que você tenha total acesso à internet enquanto visualiza arquivos. É preciso que você abra o painel de acesso do Wireless Plus e escolha a rede WiFi para criar uma nova conexão e pronto. Em segundos, você estará conectado ao HD e à internet ao mesmo tempo.

Alimentando o HD e mantendo seus dados em segurança

Para alimentar o seu aparelho, basta usar o cabo USB que acompanha o Wireless Plus. Não é possível incluir arquivos usando a rede WiFi. Ao conectar o cabo, o Wireless Plus trabalha como qualquer sistema de armazenamento externo e aparece como mais um compartimento no PC.

Além disso, você pode incluir senhas para que outras pessoas não tenham acesso aos seus dados quando o aparelho disponibilizar a conexão via WiFi. O preço sugerido do Wireless Plus é R$ 699, um valor que, sem dúvidas, vale o investimento pela qualidade do aparelho, armazenamento disponível, praticidade e velocidade de transmissão via WiFi.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.