Seu notebook, aquele que nem foi especialmente projetado para rodar games, já está sofrendo para executar até mesmo alguns jogos antigos? Então que tal providenciar um upgrade para a sua placa de vídeo e dar uma nova vida ao dispositivo? Se a sua reação foi imaginar que isso é praticamente impossível, é melhor pensar novamente.

A Eurocom, empresa especializada na fabricação de componentes para notebooks, acaba de lançar uma nova linha de chips gráficos para esses PCs portáteis. As opções englobam módulos da NVIDIA, como o GTX 780M, GTX 880M, GTX 970M, GTX 980 e configurações em SLI com esses exemplares.

Kit de upgrade para GeForce GTX 980M.

Mudando a postura

O principal problema encontrado por aqueles que desejavam fazer um upgrade no notebook era a dificuldade em encontrar peças para o aparelho. Até então, as fabricantes distribuíam os componentes apenas para o mercado corporativo, mas a Eurocom mudou de postura e passou a vender para qualquer um que se interessar em comprar.

Os preços, entretanto, não parecem ser muito convidativos: o kit para upgrade com uma GeForce GTX 970M – a mesma presente em um Alienware 17 R5 –, por exemplo, custa US$ 750. O notebook gamer com esse mesmo chip tem seu preço avaliado em US$ 1.499.

Pode não ser uma boa ideia

Se você está entusiasmado com essa solução e já estava encomendando um exemplar para fazer o upgrade, talvez essa não seja uma boa ideia. Como muitos devem saber, não é apenas a placa de vídeo que define a qualidade com a qual um game vai rodar no PC. Portanto, de nada adianta ter um SLI da GTX 980M se o seu processador e memória RAM oferecerem um gargalo para o restante da máquina.

Apesar de parecer se uma boa opção, ela provavelmente atenderá poucas pessoas, principalmente por causa de seu preço elevado – mesmo custando menos que um notebook com a mesma placa de vídeo. Além disso, a instalação pode não ser algo muito simples, problema que pode ser resolvido se você enviar o PC para a Eurocom, já que eles fazem a montagem do kit. De qualquer forma, fica a reflexão: será que vale a pena?

Cupons de desconto TecMundo: