Resultado da Pesquisa Nacional de Hardware: as mais queridas do Brasil

6 min de leitura
Imagem de: Resultado da Pesquisa Nacional de Hardware: as mais queridas do Brasil

Finalmente! Após 24 horas de intensa participação dos leitores, o TecMundo pode, através do resultado da Pesquisa Nacional de Hardware, declarar quais são as marcas preferidas do público brasileiro. A nossa enquete foi publicada através deste link e esteve disponível do dia 15 de dezembro até a manhã de hoje (16). Com mais de 46 mil visualizações, a pesquisa contou com 21.643 votos.

Essa é uma amostra impressionante, principalmente considerando que a pesquisa foi longa e sobre um tema muito polêmico. Por conta disso, o resultado vai determinar, com bastante confiabilidade, quais são as marcas preferidas do público, levando em conta apenas a preferência e desconsiderando questões como preços ou dificuldade na aquisição. Vamos aos resultados?

Processador: a controvérsia

Essa, provavelmente, tenha sido a disputa mais “quente” entre todas. O motivo é evidente: a presença de apenas dois concorrentes. Nessa briga, a Intel mostrou sua supremacia, com 77% dos votos (16.742) contra os 4.901 obtidos pela AMD.

Nessa disputa, vale uma observação da nossa parte: mesmo que a Intel seja superior em relação ao poder de processamento em desktop, a enquete mostrou que a AMD possui uma grande quantidade de fãs que não abrem mão de sua marca, algo bastante louvável.

Placa mãe: integrando todos os componentes do seu PC

Nesta parte da pesquisa, a ASUS mostrou sua força, obtendo 14.429 votos (67%). A marca superou com boa margem a Gigabyte, segunda colocada que pontuou 4.705 vezes (22%).

Há bastante tempo, essas duas empresas realmente detêm grande parte da fatia desse segmento de mercado. Outras empresas que tiveram resultados expressivos são a MSI e a ASRock, com destaque para essa última que está há pouco tempo atuando no Brasil.

Placa de vídeo (AMD): a primeira polêmica

A ASUS, mais uma vez, se destacou com 42% (9.055 votos) da preferência em nossa enquete para as placas de vídeo da AMD. A Gigabyte e a Sapphire, nesta ordem, estão logo em seguida e, mesmo com um boa distância do primeiro lugar, mostram sua importância no mercado nacional.

A Gigabyte, até pouco tempo, era pouco procurada no Brasil, o que só indica o bom trabalho da empresa. Já a XFX, antes reconhecidamente uma das marcas preferidas, mostrou ter perdido um pouco de sua força.

Placa de vídeo (NVIDIA): a segunda polêmica

Nesta categoria, a EVGA manteve-se na liderança com 6.996 votos (32%). Porém, na plataforma da NVIDIA, a disputa é mais acirrada. A ASUS, em segundo lugar, obteve 5.973 pontos na enquete (27%).

A terceira colocada, a Gigabyte, confirmou sua força com 2.981 votos (14%). A supresa nessa parte da enquete ficou por conta da Galax, que mal entrou no mercado brasileiro e pontuou 1.807 vezes (8%), superando empresas tradicioais e reconhecidas como a MSI e ZOTAC.

Memórias RAM: performance e qualidade para acesso dos arquivos

Quando se trata de memória RAM, a Corsair domina com 10.068 votos (47%), seguida de perto pela Kingston que obteve 8.396 pontos (39%). Na sequência, está a G.SKILL que conseguiu 10% dos votos (2.076). Nesta categoria, destaca-se o fato de as três companhias dominarem a preferência nacional.

Fontes de alimentação: segurança e confiabilidade

Com uma supremacia absoluta, a Corsair provou ser a merca preferida do público com pouco mais da metade dos votos (10.896 – 50%). A Cooler Master, segunda colocada, obteve 5.149 pontos (24%), seguida pela EVGA que angariou 1.403 votos (6%).

Mesmo tendo sido a categoria com o maior número de participantes, a Corsair conseguiu a proeza de conquistar mais do que o dobro de votos em relação ao segundo colocado.

Disco rígido (HD): o armazenamento mecânico da máquina

Mesmo com poucas opções para escolha, esta categoria foi muito disputada. A Seagate venceu a disputa com 8.458 votos (39%), seguida bem de perto pela Samsung que obteve 7.260 pontos (34%). Merece destaque a Western Digital que angariou 3.982 votos (18%).

Solid-State Drive (SSD): a velocidade no armazenamento

Ao contrário do que aconteceu na categoria de memória RAM, a Kingston (7.430 votos – 34%) superou a Corsair (5.029 pontos) quando o assunto é SSD. Lembrando que o SSD também é um tipo de memória e ambas as companhias há tempos disputam a liderança nessa briga.

Samsung, com 3.052 votos (14%), SanDisk, com 2.516 (12%) e Intel, com 2.196 (10%), mostram que também têm muito a apresentar nessa disputa.

Cooling: o melhor do resfriamento para o seu PC

A disputa acirrada, dessa vez, aconteceu entre a Cooler Master (8.228 votos – 38%) e a Corsair (7.594 votos – 35%). Nesta categoria, pode ter pesado negativamente o fato de a segunda colocada não possuir sistemas de refrigeração a ar. Mesmo assim, ambas mostraram uma boa margem da terceira colcoada, a Intel, que obteve 2.520 votos (12%).

Gabinetes: a casa do computador

Novamente, a Cooler Master venceu a disputa com 7.136 votos (33%), seguida pela Corsair que obteve 5.395 pontos (25%). Esse resultado mostra a relevância das duas companhias na liderança. Em terceiro lugar, com 2.662 votos (12%), ficou a Thermaltake.

Mouse gamer: rapidez, precisão e estilo para a “arma” do gamer

Há bastante tempo a Razer vem dominando essa categoria – com 11.407 votos (53%). O destaque vai para a Corsair que, mesmo há pouco tempo no mercado, conquistou um honrado segundo lugar com 2.957 pontos (14%), superando concorrentes tradicionais como a Cooler Master, a Logitech e a Thermaltake. Esse números, provavelmente, foram impulsionados pelo lançamento da divisão Corsair Gaming e seus excelentes produtos.

Teclado gamer: digitar e jogar com performance, qualidade e atitude

As observações feitas na categoria de mouse gamer podem, de forma quase perfeita, encaixar-se nesta parte da enquete. A Razer reinou absoluta com 11.024 votos (51%), seguido pela Corsair (3.247 votos – 15%) e a Logitech (2.557 pontos – 12%).

Neste segmento, os teclados com teclas Cherry e o lançamentos RGB da Corsair Gaming, considerados os maiores desejos dos gamers, devem ter pesado novamente em favor da marca.

Headset gamer : escutando a realidade do seu inimigo

Encerrando com chave de ouro, a Razer completa seu domínio na categoria de periféricos, obtendo 43% (9.753) da categoria de headset gamer. Ela foi seguida, novamente, pela Corsair (3.380 votos – 13%) com um excelente trabalho. E, como se houvesse uma “regra” para a composição do segmento gamer, a Logitech assumiu o terceiro lugar com 2.606 pontos (12%).

Mais uma vez, o destaque vai para a Corsair que está há pouco tempo no mercado gamer, mas abocanhou o segundo lugar das três categorias voltadas para esse público.

As grandes campeãs

Intel

A empresa prova, mais uma vez, a sua liderança com mais de três quartos da preferência nacional na categoria de processadores.

ASUS

Preferência quando o assunto são as placas mãe, a reconhecida marca mostra a sua força também dentro do segmento de placas de vídeo. Com vitória disparada na categoria da AMD e um disputado segundo lugar na NVIDIA, a ASUS prova porque é uma das mais queridas do público brasileiro.

Corsair

Com a liderança absoluta na categoria de fontes de alimentação e vencedora na de memória RAM, a empresa obteve nada menos do que seis vice-lideranças (Solid-State Drive, Gabinetes, Cooling, Mouse gamer, Teclado gamer e Headset gamer). A Corsair foi a empresa mais premiada e que apresentou maior número de participações.

Cooler Master

A Cooler Master mantém seu reconhecimento e liderança na fabricação de gabinetes e componentes para cooling. Além disso, também teve boa participação em outros segmentos como o de periféricos e fontes de alimentação.

Razer

Absoluta no mercado de periféricos, a empresa mostra, mais uma vez, que é a preferida dos gamers. Há muito tempo a empresa investe nesta comunidade, desenvolvendo uma ampla linha de produtos destinados exclusivamente para esse público.

Discos Rígidos (Hard Drives)

Nesta categoria, não houve supremacia suficiente para colocar em destaque a Seagate, apesar de ter obtido a maior pontuação na disputa. A briga com a Samsung foi bastante acirrada.

.....

Esperamos que vocês tenham gostado de participar da nossa Pesquisa Nacional de Hardware e possam utilizar esses resultados na hora de fazer suas escolhas para as próximas compras.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.