Conheça um pouco de um dos maiores experts em hardware, TiN da EVGA [vídeo]

2 min de leitura
Imagem de: Conheça um pouco de um dos maiores experts em hardware, TiN da EVGA [vídeo]

Nosso amigo e colaborador Ronaldo Buassali (rbuass), overclocker profissional e campeão do Master Overclocking Arena Free Style 2013, fez uma visita a um dos maiores experts da atualidade no segmento de hardware, Illya Tsemenko, um ucraniano que vive em Taiwan e é conhecido na comunidade do hardware por TiN.

Engenheiro responsável pelas placas-mãe e placas de vídeo da EVGA, ele, que também é um exímio overclocker, mostrou um pouco de seu "laboratório" e de seu trabalho.

Para dar melhor dimensão de seu trabalho, até o campeão de overclocking Kingpin, que tem seu nick “estampado” na mais poderosa série de placas da EVGA, se utiliza de sua expertise para a preparação de seus equipamentos. As mais complexas modificações e preparações são feitas pelo TiN.

É como ter o seu “Formula 1” pronto para vencer, com um suporte que nenhum outro competidor tem em nível similar. Depois da saída de Shamino (Peter Tan) da ASUS, não existe nenhuma outra pessoa trabalhando no mesmo nível.

Ele é responsável por importantes criações, partindo da placa de força "Epower", criada para facilitar a vida de overclockers extremos, nas modificações físicas de alto nível, até placas de vídeo preparadas pela fábrica, como as “Classified“ e "Kingpin Edition", que tem por objetivo quebras de recordes mundiais de performance e utilização em condições extremas.

Sua última criação, acompanhando o lançamento das memórias DDR4, é o DIY SPD Flashing, que permite ao usuário programar o SPD de suas memórias de acordo com a sua capacidade (timings e frequências). O dispositivo facilita muito o trabalho de quem procura o melhor desempenho possível, para os seus módulos de memória.

Com muita simpatia, ele nos mostra algumas de suas “ferramentas” de trabalho, a colocação de uma placa de força com muita maestria e explica que tem especial carinho em “garimpar” componentes de alta precisão danificados, que ele recupera e coloca em perfeito funcionamento para utilização pessoal.

Isso fica ainda mais latente pela necessidade de grande precisão dos instrumentos que utiliza, os quais necessitam de constante aferição, pois o próprio uso torna esse requerimento obrigatório para seu trabalho.

Veja abaixo como é o seu laboratório caseiro, repleto de equipamentos de alta precisão:

“Não é a mesma coisa que ir a uma loja e comprar um novo”. A alegria de ver algo quebrado funcionando novamente é muito maior. Isso sem falar da economia, diz ele com satisfação. 

Mas não é sempre assim. Às vezes alguma tentativa de recuperação não é possível, como por exemplo, no caso de um monitor de um osciloscópio, ou mesmo um BGA irrecuperável. (Ball Grid Array, sistema de solda por fixação por micro esferas).

Diferente das condições de trabalhar em um “super lab” como o da EVGA, sua felicidade é obter sucesso e ver funcionando com máxima precisão, um equipamento caro que pegou danificado.

Sua criação para os overclockers “EPower Board”, uma placa com 14 fases de alta capacidade de corrente, para máxima performance (400 Ampères). A mesma utilizada na GTX 780Ti Kingpin Edition.

O novo programador de SPD para memórias (DDR3 e DDR4). Com ele, você pode definir os timings e frequência de memória de acordo com sua capacidade (Raspberry Pi).

Estaremos atentos às novidades da próxima geração de placas de vídeo da Nvidia, Maxell, e também para as novas plataformas Z97 e X99.

Se você quiser saber mais sobre os incríveis trabalhos de Illya Tsemenko (TiN), visite sua página destinada a entusiastas de hardware:

http://xdevs.com

Texto e vídeo por Ronaldo Buassali

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.