Barulho estranho: entenda o que é o Coil Whine nos PCs e outros eletrônicos

5 min de leitura
Imagem de: Barulho estranho: entenda o que é o Coil Whine nos PCs e outros eletrônicos

Os computadores evoluíram muito, mas as fabricantes de hardware ainda não conseguiram criar máquinas superpoderosas livres de problemas.

Quando tratamos de desktops, os inconvenientes são ainda mais recorrentes, também por conta das peças que são maiores, robustas e mais suscetíveis a uma série de falhas.

Às vezes, nem sabemos o motivo para determinados defeitos. Bom, entre tantos possíveis problemas, um que é bem comum recebe o nome de Coil Whine.

O Coil Whine (Choramingo da Bobina) é um barulho bizarro que alguns computadores fazem em situações diversas. Nem toda máquina apresenta esse ruído, mas ele é bem comum e pode incomodar muito quem tem audição sensível.

Hoje, vamos dar mais detalhes sobre o problema e falar o que pode ser feito para tentar acabar com os barulhos esquisitos.

O que produz esse ruído?

Os dispositivos que são instalados dentro de nossos computadores estão bem mais modernos, mas ainda ouvimos uma série de barulhos produzidos por algumas peças. Discos rígidos, fontes, placas de vídeos e processadores ainda trabalham com componentes mecânicos, os quais acabam produzindo sons decorrentes da rotação.

(Fonte da imagem: Reprodução/Hexus)

O engraçado é que o Coil Whine não está relacionado às ventoinhas ou ao disco rígido. Geralmente, esse barulho é produzido pela fonte de alimentação ou pelas placas de vídeo. O problema acontece nas bobinas, as quais servem para gerar campos magnéticos ou para criar indutância quando necessário no circuito.

As bobinas são compostas por um núcleo e uma espiral (de cobre) em volta do núcleo. Conforme a Corsair relata, nas fontes de alimentação a função das bobinas é eliminar os ruídos da saída da corrente contínua, os quais são provenientes da corrente alternada.

Acontece que a frequência da corrente alternada pode variar conforme a carga, sendo que, em algumas frequências, uma ressonância mecânica pode ocorrer e produzir um ruído estridente (e aqui temos o Coil Whine).

Como resolver o problema?

Não há uma ação simples que possa acabar com esse ruído. Para eliminar o Coil Whine, você precisa de bobinas de melhor qualidade com enrolamentos mais apertados e, de preferência, com um revestimento de verniz.

(Fonte da imagem: Divulgação/Corsair)

Fazer isso sozinho é difícil, pois você precisa ter conhecimentos técnicos avançados para conseguir abrir a fonte e realizar tal manutenção (aliás, não recomendamos em hipótese alguma fazer isso, pois a chance de tudo dar errado é grande).

Portanto, a única alternativa que resta é adquirir uma fonte de melhor qualidade que já venha com as bobinas devidamente apropriadas para evitar esse tipo de problema. Vale salientar que nem sempre isso é garantia de um PC sem barulhos, pois até mesmo algumas fontes mais robustas podem apresentar problemas semelhantes.

Uma solução simples para placas de vídeo

Fazer a manutenção de uma fonte de alimentação é bem complicado, mas tentar reparar uma placa gráfica é quase impossível. Se o Coil Whine em seu computador vem da placa de vídeo, há como tentar evitar os ruídos forçando a placa de vídeo a trabalhar por longos períodos ou ajustando as configurações dos jogos.

Atenção: essas dicas podem não funcionar para todos e não podemos dar a certeza de que seu problema será resolvido. Não nos responsabilizamos por possíveis danos que possam ocorrer em seu computador, portanto faça os procedimentos por sua conta e risco.

Segundo alguns usuários de diversos fóruns, deixar a placa de vídeo atuando com o Coil Whine por longos períodos de tempo pode acabar resolvendo o inconveniente. No fórum do site Overclock, um usuário conseguiu eliminar o barulho ao deixar o computador ligado a noite toda na tela de início do jogo Crysis (momento em que o ruído era mais estridente).

Por mais bizarra que pareça, essa solução pode funcionar. Entretanto, existe a chance de que algum componente apresente outro defeito ou de que uma das bobinas apresente mau funcionamento.

(Fonte da imagem: Reprodução/NVIDIA)

Outra ideia que aparece em alguns fóruns é para realizar ajustes nas configurações dos jogos. Às vezes, ativar a sincronia vertical (V-Sync) ou limitar a quantidade de frames (para 60 fps) pode acabar com o Coil Whine. Vale ressaltar que algumas pessoas disseram que essa dica só serve para alguns jogos.

Outros tipos de ruídos

O Coil Whine é bem comum, mas nem todo o barulho produzido por computadores é responsabilidade de algum problema de funcionamento das bobinas. A verdade é que os transformadores, nas fontes de alimentação, também podem produzir ruídos semelhantes.

Os transformadores são parecidos com as bobinas em alguns aspectos, sendo que eles também possuem enrolamentos. Quando algum enrolamento vibra muito ou fica muito solto, ele pode gerar ruídos.

(Fonte da imagem: Divulgação/Corsair)

A solução novamente é apertar os fios em volta dos núcleos dos transformadores, usar verniz e tentar isolar a vibração para cancelar as trepidações. Se você tem medo de fazer isso, a única opção é adquirir uma nova fonte de alimentação.

Outro barulho muito comum que é confundido com o Coil Whine é produzido por alguns capacitores. Em geral, isso não significa que você tem capacitores defeituosos (mas isso pode acontecer). O problema, de fato, acontece dentro do capacitor, sendo que esse tipo de barulho é mais recorrente do que você imagina.

Essas peças podem apresentar ruídos parecidos com o Coil Whine justamente porque os materiais internos (uma camada dielétrica e um filme metálico) se acomodam quase como em uma bobina. Resultado: uma ressonância mecânica pode acontecer e produzir os barulhos.

(Fonte da imagem: Divulgação/Corsair)

No caso de problemas em capacitores, resolver o problema é bem mais difícil, sendo que não recomendamos realizar esse tipo de manutenção. Trocar um ou outro capacitor pode até ser uma solução eficiente e simples, mas você vai precisar identificar com cautela qual é o componente que está com problemas e tomar muito cuidado para realizar a troca.

Os computadores estão longe da perfeição

No fim das contas, você pode perceber que, mesmo com uma evolução constante da eletrônica, os computadores ainda podem apresentar vários defeitos (que nem sempre impedem o funcionamento da máquina).

Algumas fabricantes possuem melhor controle na fabricação de seus produtos e testam constantemente seus componentes para evitar problemas ao consumidor, mas nada está livre de falhas. Enfim, o Coil Whine é apenas um dos possíveis inconvenientes em seu PC e resolvê-lo pode não ser tão simples. Você já experimentou problemas semelhantes?

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.