GTC 2016: o que esperar da conferência de GPUs da NVIDIA

2 min de leitura
Imagem de: GTC 2016: o que esperar da conferência de GPUs da NVIDIA

A primeira semana de abril marca o início da GPU Technology Conference 2016, evento anual promovido pela NVIDIA na cidade de San José, na Califórnia. Mais uma vez, o TecMundo estará presente trazendo para você todas as novidades reveladas pela companhia ao longo dos próximos dias.

O evento é considerado um dos mais importantes do segmento e será realizado entre os dias 5 e 7 de abril nas dependências do San Jose McEnery Convention Center. As expectativas para este ano devem recair em três temas principais: realidade virtual, automóveis e deep learning.

Realidade virtual é a bola da vez

Realidade virtual é um tema cada vez mais presente nas conferências de tecnologia

Enquanto no Brasil os assuntos ligados à realidade virtual ainda estão engatinhando, nos Estados Unidos e na Europa esse é o tema que domina o mundo da tecnologia na atualidade. Eventos como a CES 2016 e o MWC 2016 elegeram a VR como o principal destaque em suas últimas edições, realizadas em janeiro e fevereiro, respectivamente.

A NVIDIA deve apresentar novidades e aprimorar o trabalho de suas GPUs visando resultados ainda mais interessantes para aqueles que desejam utilizar acessórios como o Oculus Rift ou o HTC Vive, seja para games ou apara aplicações empresariais.

Deep learning consolidado

Andrew Ng, um dos maiores expoentes no mundo em pesquisas relacionadas à deep learning

A edição de 2015 da GTC foi dedicada aos avanços em deep learning, a ciência responsável por fazer as máquinas “pensarem”. Nesse segmento, o uso de GPUs é fundamental para aumentar a velocidade de processamento de grandes quantidades de informação.

Para este ano, a empresa deve outra vez voltar ao tema – tanto que uma das palestras principais, que será ministrada por Rob High, CTO do IBM Watson, deve ser dedicada a ele. As aplicações de deep learning seguem em alta na indústria e devemos ver avanços significativos em relação ao ano passado.

Automóveis e mais automóveis

Carros conectados devem ser a principal atração da GTC 2016

Para nós, brasileiros, essa também é uma realidade um pouco distante, mas para a NVIDIA o mercado automotivo se tornou uma das prioridades da companhia. Na CES 2016 a empresa ampliou seus esforços para entregar soluções ainda melhores em carros inteligentes.

O uso da capacidade de processamento de um chip embarcado em automóvel é peça-chave para que os algoritmos possam interpretar as ações que ocorrem à sua volta. Portanto, espere boas novidades reveladas nesta semana com foco nos carros conectados.

Nova família GeForce?

Imagens das supostas GeForce GTX 1070 e GeForce GTX 1080

Rumores veiculados nos últimos dias dão conta de que a NVIDIA pode revelar nesta semana uma nova família de GPUs GeForce. Imagens de benchmark apontam que elas são as supostas GTX 1070 e GTX 1080, mas tanto os nomes quanto o lançamento ainda são incertos – e podem ficar para a Computex 2016, que acontece em Taipei em junho.

Conferências ao vivo

Principais keynotes da GTC 2016

A GTC 2016 conta com uma extensa programação de keynotes, sessões e palestras voltadas para desenvolvedores, público principal do evento. Entretanto, algumas atrações podem ser conferidas online e ao vivo, como é o caso das três conferências principais programadas. Eis os eventos em que você deve ficar de olho.

05/04 – 13h às 15h (horário de Brasília)

  • Conferência com Jen-Hsun Huang
  • CEO e cofundador da NVIDIA

06/04 – 15h às 16h (horário de Brasília)

  • Conferência com Rob High
  • CTO do IBM Watson

07/04 – 15h às 16h (horário de Brasília)

  • Conferência com Gill Pratt
  • CEO do Toyota Research Institute

O TecMundo viajou a San Jose, no Vale do Silício, para a GTC 2016 a convite da NVIDIA.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.