Tira-Dúvidas: saiba tudo sobre o formato de vídeo RMVB

6 min de leitura
Imagem de: Tira-Dúvidas: saiba tudo sobre o formato de vídeo RMVB

O Baixaki identificou que seria melhor para nós, e para os leitores, que passássemos a abordar somente um assunto em cada artigo do Tira-Dúvidas. Dessa forma poderemos aprofundar mais e esclarecer de uma só vez várias dúvidas relacionadas aos temas que mais recebemos através de nosso e-mail exclusivo. O novo modelo também facilitará a pesquisa, já que você não precisará mais rolar a tela em busca da resposta para a sua pergunta. De agora em diante, todos os Tira-Dúvidas falarão de uma mesma coisa, então você poderá, além de sanar dúvidas, aprender muito mais sobre o que estamos falando.

Nesta edição, abordaremos um formato de vídeo que é um mistério para muitos, mas que já conquistou a internet em popularidade: o RMVB. Depois de ler todo este artigo, esperamos que você seja capaz de fazer o download, assistir, converter de e para o formato, além de conhecer algumas ferramentas que ajudarão no processo. Mas antes, daremos algumas informações interessantes sobre ele. Boa leitura!

RM o quê?

Festival de vídeos no seu PC.RMVB é um acrônimo para “RealMedia Variable Bitrate”, ou “arquivo RealMedia de taxa de bits variável”. O RMVB nada mais é do que um arquivo no já consagrado formato RM, da RealNetworks, porém com a taxa de bits variável, o que o torna o campeão dos formatos quando se fala em qualidade versus tamanho. Ele também tem o seu tamanho muito pequeno, permitindo um manuseio mais rápido na internet tanto para download quanto para upload e compartilhamento.

Taxa de bits?

A taxa de bits variável é utilizada justamente para reduzir o tamanho do arquivo sem muitas perdas na qualidade da imagem. Isso acontece porque, no momento da conversão, o codificador analisa cada quadro do vídeo, mantendo a resolução de imagens mais complexas e reduzindo em imagens simples (com poucas cores, poucas nuances, etc.).

Diferença no tamanho do arquivo

Para efeito de comparação, tomamos como exemplo um arquivo de vídeo em alta definição, de aproximadamente 1 minuto no formato MOV, em comparação ao arquivo convertido para RMVB, com a mesma duração. O arquivo MOV tem aproximadamente 29 MB, contra os pequeninos 7 MB do arquivo convertido para RMVB e a diferença de qualidade é praticamente imperceptível.

Diferença de qualidade

Veja abaixo duas imagens que capturamos de um mesmo vídeo, antes e depois da conversão para RMVB.

Clique na imagem para vê-la em tamanho grande.

*Clique na imagem para vê-la em tamanho grande.

Olhos mais atentos perceberão que a imagem da esquerda está mais nítida e menos “embaçada”. Nosso exemplo é mais do que suficiente para mostrar que há perdas de qualidade sim, mas vale a pena a conversão, pois o tamanho do arquivo foi reduzido drasticamente — aproximadamente 25% do tamanho original. Logicamente, dependendo da complexidade das imagens de cada vídeo, a redução de tamanho poderá variar. Porém, independente do tamanho para o qual o vídeo for reduzido, convertendo-o você só tem a ganhar.

Executando RMVB no PC

Computadores não reconhecem por padrão o formato RMVB, assim como não reconhecem seu predecessor, o RM. Isso acontece porque os decodificadores necessários não são instalados juntamente com o Windows. Assim, faz-se necessário o download de programas que instalam os codecs, tornando possível a reprodução desse tipo de formato em qualquer reprodutor de mídia que já esteja instalado no PC. Adicionalmente, algumas instalações podem conter players mais leves, que são a melhor opção para executar vídeo, já que liberam poder de processamento, facilitando o trabalho do seu PC na hora da reprodução.

Assistindo no PC.

O Baixaki possui uma infinidade de pacotes que adicionam ao seu PC a capacidade de tocar arquivos RMVB. Um dos mais populares é o RealAlternative, que só possui codecs para os formatos da RealNetworks, incluindo RM, RA, RMVB. Se você não tem a intenção de assistir outro tipo de vídeo no PC (o que é praticamente impossível), este pequeno pacote de codecs resolverá seu problema.

CodecsJá se você é um usuário com o costume de assistir vídeos em diversos formatos, pode ser uma opção melhor fazer o download de pacotes completos, que vêm com suporte ao RMVB e milhares de outros, para que você não se preocupe mais se determinado formato estranho funcionará. Sendo assim, existem diversas opções, como o renomado K-Lite Codec Pack ou o Ace Mega Codecs Pack.

*Nem sempre é instalado um reprodutor de mídia juntamente com alguns dos pacotes de codecs. Entretanto, não é necessário que você procure nenhum player adicional, pois os pacotes de codecs tornarão TODOS os players do PC capazes de tocar o vídeo.

Convertendo para RMVB

ConversoresMuitas vezes o vídeo que você quer não está disponível em RMVB. Portanto, se você quiser economizar espaço em disco, será necessário convertê-lo. Com a grande oferta de programas capazes de fazer essa operação, ficou muito fácil realizá-la. A sugestão do Baixaki é que você utilize o Easy RealMedia Tools, que é simples e fácil de usar.

*Os programas conversores nem sempre suportam todo tipo de formato. Portanto, antes de instalar qualquer software, verifique se ele realmente converte os formatos que você precisa. O Easy RealMedia Tools, por exemplo, não suporta arquivos MP4.

*Se você optar por utilizar o Easy RealMedia Tools, tenha paciência, pois apesar de o programa ser leve e fácil de usar, sua instalação requer componentes adicionais (incluídos no download).

Veja abaixo um passo a passo de como fazer. Em nosso exemplo, usaremos um arquivo MOV. Ele tem 29,4 MB, 1m15s de duração e está em alta definição.

1. Clique no Menu Iniciar, localize o grupo do programa e abra o “Easy RealMedia Producer”. Na primeira vez que você o executar, será aberta a tela de configuração inicial. Basta clicar em OK, pois nenhuma alteração será necessária.

2. O programa será aberto minimizado na bandeja do sistema. Clique no ícone dele para abrir sua janela.

3. Clique no botão “Add” e localize o arquivo que você deseja converter.

Easy RealMedia Producer

4. Clique no botão “Start” e aguarde a conversão.

5. O arquivo convertido para o formato RMVB será salvo na mesma pasta do arquivo de origem.

Transformando de RMVB para outros formatos

Arquivos RMVB não são reconhecidos por DVD Players comuns e, portanto, devem ser convertidos para o formato correto antes de serem gravados em uma mídia de DVD ou Blu-Ray. Converter arquivos RMVB para DVD é extremamente interessante para quem deseja assisti-lo em televisões comuns de CRT. Já aqueles que possuem uma televisão LCD ou Plasma não tirarão grande proveito devido às perdas de qualidade, que serão notadas mais facilmente.

Assista vídeos na sua TV.

*Se você tem o arquivo original, não é recomendável convertê-lo para RMVB e depois fazer uma nova conversão para que seja possível a reprodução em aparelhos comuns de DVD. O ideal é usar o original, principalmente se você for assistir ao vídeo em televisões digitais.

Existem muito mais programas para transformar RMVB em outros formatos do que o processo inverso. O Baixaki possui vários deles em seu catálogo. Se você não quer ter muito trabalho para criar um DVD para assistir em sua televisão, o Super DVD Creator é a nossa indicação. Sua interface é extremamente fácil e utiliza um processo passo a passo para transformar o vídeo em formato de DVD, criar menus personalizados e já queimar a mídia. Lembrando que o Super DVD Creator transforma também outros formatos de vídeo.

Veja abaixo um passo a passo de como converter um arquivo RMVB para o formato DVD e já fazer a gravação do disco.

1. Na primeira tela do Super DVD Creator, clique no botão “DVD Disc Builder”.

Passo 1

2. Em seguida, clique no botão com um sinal de adição (“+”) e localize o vídeo, ou vídeos, que você deseja gravar no DVD. Depois, clique em “Next”.

Passo 2

3. Será aberta a tela de criação de menu do DVD. Você pode aumentar ou reduzir o tamanho das imagens, inserir fundos, etc. Quando terminar, clique em “Next”.

4. Quando a janela de gravação for aberta, basta clicar no botão “Start” para dar início à conversão e gravação do DVD.

Se sua intenção é somente converter o vídeo e mantê-lo no PC, ou mesmo mudar o formato para que ele seja executável em dispositivos móveis, como celulares, iPods e afins, também existem milhares de programas capazes de fazer o trabalho para você. O Baixaki recomenda o WinAVI e o RM Converter (eles também são capazes de converter arquivos RMVB para DVD).

Quem perguntou?

Os seguintes usuários enviaram e-mails para o Baixaki com suas dúvidas sobre o formato de vídeo RMVB:

Adriana Medeiros Martins
Alline Picholari
André
Caroline Maia
Eloisa Pessoa
Gustavo Guanaes
Matheus Philipinas Pegorari
Viviane Nunes

Esperamos que suas perguntas tenham sido respondidas satisfatoriamente e citamos novamente o e-mail do tira-dúvidas para que você, usuário, possa continuar nos perguntando. Assim podemos pesquisar, mastigar e explicar a você.

E-mail do Tira-Dúvidas

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.