De olho no segmento de jogadores que querem construir máquinas de alto desempenho, a NVIDIA deve trazer em breve ao mercado a GPU GTX 980 Ti. Baseada na arquitetura GM200, a novidade vai acompanhar 6 GB de memória VRAM DDR 5 e 3.072 núcleos CUDA, se aproximando em alguns quesitos do que é visto na GTX Titan X.

Anteriormente, se especulava que o novo hardware deveria incorporar a mesma arquitetura GM200 da Titan X, com alguns núcleos CUDA desativados. Na prática, a placa de vídeo deve ter o mesmo desempenho da opção top de linha nesse sentido, sofrendo somente uma redução na memória total que oferece aos consumidores — o que deve resultar em um preço ligeiramente reduzido.

Segundo o site Sweclockers.com, a GTX 980 Ti também deve incorporar um clock de operação maior, o que a deve tornar ainda mais rápida que o produto que já está no mercado. A diferença real de desempenho entre as duas GPUs deve ocorrer na reprodução de conteúdos com a resolução 4K, nos quais os 12 GB de VRAM da Titan X devem se provar superiores.

Outra diferença é o fato de que a nova GPU vai ser fabricada por outras empresas que não a NVIDIA, o que deve resultar em designs de coolers (e desempenhos) variados. A expectativa é a de que o novo produto, assim como detalhes de seu preço e data de lançamento, seja revelado oficialmente durante o evento GAME24.

Cupons de desconto TecMundo: