De acordo com o iG, o Senado aprovou recentemente uma licitação, programada para o dia 29 de dezembro, com o objetivo de comprar 360 novos celulares para os parlamentares que assumirão seus cargos em 2015.

A aquisição resulta em um gasto de R$ 696 mil, que se concretiza em fevereiro do ano que vem. Os dispositivos estariam destinados para os senadores que preferem utilizar linhas pessoais e não desejam adotar os aparelhos corporativos já adotados pela instituição.

Na lista de compra estariam 90 unidades de cada um dos seguintes modelos: iPhone 6, Samsung Galaxy S5, Motorola Moto X, Blackberry Z10 ou “similares”. Conforme informado por esse site, os rumores que circulam pelos corredores da Casa seriam que o processo licitatório faz parte de um “pacote de bondades” planejado pelo presidente do Senado, Renan Calheiros, do PMDB de Alagoas, para recepcionar os políticos que iniciarão seus mandatos.

Questão de necessidade

É válido salientar também que o órgão governamental já possui um regimento interno que prevê o fornecimento de subsídios para o pagamento das contas de telefone dos senadores, mediante cadastramento antecipado. Todavia, essa seria a primeira vez que a instituição também arcaria com os custos dos aparelhos, ressalta o iG.

Além disso, a Casa já teria uma licitação em andamento para a contratação de serviços de telefonia, entre os quais estaria incluso a disponibilização de unidades do iPhone 5 (devidamente atualizados) na forma de comodato, ou seja, ao deixar o cargo os senadores deveriam devolver os dispositivos.

Segundo essa publicação, esse primeiro documento licitatório é justificado com base na “necessidade de conexão on-line para execução das tarefas diárias é uma realidade que não mais está limitada ao ambiente da mesa de trabalho do usuário, notadamente o Parlamentar, ante a dinâmica de sua atuação política. [...] Em diversas ocasiões acessar e-mails, páginas da internet, enviar mensagens, consultar documentos e informações com agilidade e mobilidade se torna cada vez mais uma imposição”.

Cupons de desconto TecMundo: