7 coisas legais que o Google Now já traz em português

4 min de leitura
Imagem de: 7 coisas legais que o Google Now já traz em português

O Google Now é um assistente pessoal inteligente vinculado à pesquisa do Google que visa responder perguntas, fazer recomendações e oferecer informações importantes baseadas em diversos fatores, como as horas do dia, o clima, a sua geolocalização e muito mais.

Se você costuma frequentar a faculdade todos os dias úteis da semana, por exemplo, o Google Now descobrirá e poderá passar a exibir o trajeto algumas horas antes de começar a aula. Se tem o hábito de ler informações sobre o seu time, o assistente pessoal poderá oferecer não apenas os resultados de jogos, mas também diversas notícias.

Os dados são coletados de diversas fontes do próprio Google, como Gmail, Inbox, Calendário e Pesquisa, e de fontes externas que estão integradas ao sistema, como os aplicativos Wunderlist, Feedly, Spotify e muitos outros.

Recentemente, a empresa aprimorou ainda mais seu assistente pessoal e passou a oferecer ainda mais opções de informações para quem deseja ficar bem informado. Preparamos uma lista com os recursos mais legais para você experimentar! Confira:

1. Esporte

Outra opção bem completa é a exibição de resultados de jogos de futebol. Além de ficar por dentro da posição do time na competição que está sendo disputada, você descobre os últimos jogos com placar, horário e adversário.

Ao expandir a visualização, você pode conferir ainda mais partidas, notícias exclusivas sobre o time em questão e a classificação do campeonato de que o time participa. Aparentemente, só funciona com times de futebol da primeira e da segunda divisão do Campeonato Brasileiro.

2. Locais favoritos

O Google Now tem a capacidade de marcar os locais que você mais gosta e sugerir rotas para eles. Dessa forma, você consegue facilmente ser avisado sobre um trajeto frequente algumas horas antes de você percorrê-lo.

Por exemplo: se você costuma ir ao curso de inglês todas as terças e quintas, agora será possível marcar esse lugar como um local favorito para que você veja o trajeto da sua posição atual até ele.

O próprio Google sugere tais locais como importantes e consegue reconhecer a frequência que você aparece nesses pontos. Se sua aula de inglês é toda terça e quinta às 19h, o Google saberá e vai fornecer o trajeto cerca de três horas antes.

O tipo de meio de transporte também pode ser ajustado dentro do aplicativo. Por exemplo, se você costuma pegar sua bike para se locomover na cidade, o trajeto será ajustado para ela. Se você vai a pé, mesma coisa.

3. Estacionamento do carro

O Google sabe onde você deixou seu carro. E vai pedir uma confirmação na tela do Google Now. Depois de sair do automóvel, você verá um card do Google Now que diz "Local de estacionamento" e mostra um mapa com a localização aproximada do seu carro.

Isso é especialmente útil quando você está em uma cidade desconhecida e precisa retornar ao ponto onde você deixou seu veículo. Dessa forma, você não tem de marcar o endereço nem o jogar no Google Maps, já que o próprio Now faz isso para você.

4. Passagens de avião

O Google Now sabe quando você vai viajar e deixa tudo prontinho na tela antes do embarque. Isso não é exatamente uma novidade, mas vale entrar nesta lista porque os voos da TAM e da GOL também estão incluídos no hall de suporte do aplicativo.

Você poderá ficar informado sobre número do bilhete, check-ins, horários de partida e chegada, portão, nave de voo e muito mais. Como sabemos, voar às vezes exige muitos documentos e procedimentos, então é bom estar com tudo em mãos sem esforço.

5. Cinema

Digite Cinema e o nome de uma localidade para obter a lista completa de todos os filmes que estão sendo exibidos. Clicando no título, você descobre quais estabelecimentos o estão transmitindo e os próximos horários.

Você também tem acesso a informações sobre ano, gênero do filme, duração, dublagem e legenda, direção, elenco e até mesmo o mapa do local. Isso tudo sem a necessidade de abrir qualquer site.

6. Integração com outros aplicativos

Uma das maiores novidades adicionadas pela Google neste ano é a integração com outros aplicativos de terceiros – antes o Now era restrito às funcionalidades promovidas pela própria empresa.

Dessa forma, agora é possível obter detalhes dos mais variados tipos de programas, como Feedly, Spotify, Cinépolis, Easy Taxi, Any.do, Duolingo, Runtastic, Wunderlist, Waze, Mint, eBay, Kayak e outros.

Você não precisa fazer nada para sincronizar os cartões. Basta usar o aplicativo, e todas as informações serão enviadas automaticamente para o Google Now através de uma API. Por isso, aproveite e curta todos os detalhes sem esforço.

7. Matérias para ler

Um dos recursos bastante aprimorados recentemente foi a recomendação de notícias. O Google é capaz de exibir notícias sobre o conteúdo que você mais busca, independente do assunto. Video games? Android? Receitas? Tudo o que interessa a você estará no Google Now.

Além disso, o sistema avalia quais são as fontes que você mais acessa, as fontes mais buscadas em sua região, as notícias mais acessadas em sua cidade etc. É a busca pela métrica perfeita para dosar sabiamente o que é relevante para você.

*****

Gostou das dicas? Não deixe de comentar!

Você costuma usar o Google Now no seu smartphone com frequência? Comente no Fórum do TecMundo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.