Balões do Projeto Loon viajam 9.000 km em novos testes

1 min de leitura
Imagem de: Balões do Projeto Loon viajam 9.000 km em novos testes

Você já deve ter ouvido falar no Projeto Loon — que pretende levar balões para a estratosfera do planeta com o fim de transmitir sinal de internet para regiões que não possuem acesso à rede com muita qualidade. Pois depois de uma série de testes que foram realizados nos últimos meses, agora foi a vez de ocorrer um voo de grandes proporções para verificar se o funcionamento do sistema é satisfatório.

E os resultados foram bem interessantes. Um único balão foi lançado na Nova Zelândia e então viajou até o Chile — cruzando todo o oceano Pacífico para chegar no país latino-americano. Foram cerca de 9.000 quilômetros percorridos, até que os responsáveis pelo projeto enviassem comandos para que o balão do Loon tivesse a altitude alterada até ser recuperado pela equipe.

Não foram mencionados os resultados disso, mas a própria Google afirma que com as mudanças na altitude do balão foi possível fazer testes bem eficientes com redes 4G LTE. Mas vale dizer que o Projeto Loon ainda está um pouco longe de ser tornar uma realidade comercial, pois ainda são necessários muitos testes e ajustes até que o sistema possa levar a internet ao redor do mundo.

Outro detalhe importante: os balões foram enviados novamente para a Austrália e em velocidades mais altas do que as anteriormente vistas. Isso deve servir como uma boa base para que a Google verifique as possibilidades de utilização dos balões na transmissão de dados para diversos lugares — lembrando que não existem formas de deixar os objetos estacionários na estratosfera.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.