Project Tango: tablet para realidade aumentada da Google chega à Play Store

1 min de leitura
Imagem de: Project Tango: tablet para realidade aumentada da Google chega à Play Store

O Project Tango Tablet da Google chegou à Play Store ontem e, em breve, desenvolvedores norte-americanos já poderão adquirir o equipamento para criar aplicações de realidade aumentada para o Android. O projeto foi anunciado pela empresa no início deste ano, mas tinha como dispositivo principal um smartphone. Mais tarde, a companhia demonstrou a evolução do Project Tango, o que gerou tablet que você vê.

Para funcionar da forma que é necessário, possibilitando a realidade aumentada e virtual, o tablet conta com sensores de movimento muito precisos que atualizam a posição espacial do equipamento a taxas de frequência bem mais altas que o normal. Fora isso, há um sistema de câmeras quase como o que encontramos no Kinect da Microsoft.

Isso quer dizer que o aparelho consegue mapear ambientes do mundo real e, com base nesse espaço, criar mundos virtuais tridimensionais pelo qual seres humanos podem navegar de forma segura, sem tropeçar em nada no mundo real ou no virtual. Como o aparelho é parte de uma plataforma de desenvolvimento, só veremos as reais aplicações práticas desse tipo de produto em algum tempo.

No que diz respeito a hardware, o tablet vem com um processador NVIDIA Tegra K1, 4 GB de RAM e 128 GB de armazenamento. Mais especificações devem ser liberadas em breve. Mesmo assim, isso deve ser o suficiente para rodar qualquer tipo de aplicação de realidade aumentada ou virtual, pelo menos por enquanto.

Inicialmente, o dispositivo deve estar disponível apenas nos EUA, mas a Google não deu uma data certa para quando iniciará as vendas de fato. Apesar disso, ele já está listado na Play Store e seu preço deve ser US$ 1024, um valor um tanto salgado.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.