Balão do Project Loon da Google fez uma volta ao mundo em 22 dias

1 min de leitura
Imagem de: Balão do Project Loon da Google fez uma volta ao mundo em 22 dias

Confira a trajetória do balão da Google (Fonte da imagem: Reprodução/Project Loon via G+)

Você se lembra daquele projeto da Google que deveria levar internet para locais carentes ou remotos com aqueles “balões de WiFi”? Pois é, a gigante das buscas está se certificando de que esse projeto vai dar certo quando for realmente utilizado em massa e, para isso, resolveu colocar um deles para dar a volta ao mundo. O balão escolhido fez o trajeto em apenas 22 dias, bem menos que os 33 estimados pela empresa.

A aventura foi realizada para colocar à prova as capacidades dos balões de internet da Google. Assim, as reações deles ao vento extremo foram analisadas e modificações foram sendo feitas para que tudo desse certo. O balão foi acompanhado em todo seu trajeto e, na imagem, você confere por onde ele passou. O local escolhido foi o círculo polar antártico, por onde o balão circulou todo o planeta.

Atalho?

Você pode imaginar que, nessa latitude, o caminho foi consideravelmente menor, mas ainda assim foi uma volta ao mundo e em condições bem mais desafiadoras que as encontradas nos trópicos. O pessoal do projeto explicou que, caso tivessem colocado o tal balão para voar naquela região sem as modificações feitas a partir dos estudos dos ventos da Antártica, ele teria provavelmente sido capturado pelo vórtice polar e acabado na estratosfera.

Esses detalhes foram divulgados pela equipe do Project Loon em sua página no Google+. Assim, seguindo o projeto na rede social, você pode conferir mais detalhes no futuro.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.