Não achei no Google, e agora?

5 min de leitura
Imagem de: Não achei no Google, e agora?

O dia 4 de setembro de 1998 entrou para a história da web. Neste dia foi fundado o Google, que anos depois se tornou a maior e mais utilizada ferramenta de busca do mundo.

Já é de praxe para quem usa a internet: surgiu alguma dúvida, você quer encontrar um site, imagem, vídeo, notícia etc., você digita www.google.com e inicia ali sua jornada em busca da informação que necessita.

Se não está no Google, não existe (?)

A frase acima é uma máxima da internet. Se você acessou o site criado por Larry Page e Sergey Brin, pesquisou e não encontrou o que buscava, bem, é bem provável que você esteja pesquisando por algo que ainda não existe. Algo que não tenha nem mesmo o registro de uma vaga ideia sobre ele, afinal, não foi possível obter informações pelo Google.

Mas  se você é um ávido usuário da internet, já deve ter se deparado com a escassez (ou até mesmo a ausência) de informações claras sobre algum assunto ou item. Até porque o Google não realiza buscas internas em determinadas redes ou serviços da web, limitando algumas buscas.

O Baixaki lista agora uma série de dicas para que você tenha certeza de que espremeu a internet atrás daquilo que procura.

Busca em redes sociais

Redes sociais são restritas, ou seja, você não tem acesso livre a todo seu conteúdo sem antes realizar seu cadastro. Muitas vezes as redes possuem sistema de privacidade que limitam ainda mais o acesso a páginas e informações, mas, de qualquer forma, há muito conteúdo divulgado e compartilhado livremente.

Orkut

O sistema de busca do Orkut foi renovado para facilitar a vida dos usuários, o que permite um acesso mais filtrado aos resultados, algo que refina sua busca e aumenta a chance de você encontrar o que precisa. As comunidades da rede social da Google são redutos de informações sobre diversos assuntos, ou seja, são solos férteis para buscas.

É possível realizar buscas por assuntos tanto no geral quando dentro das comunidades de que você já participa. O dinamismo com que o site é usado ajuda você a resolver problemas e a encontrar respostas ao que procura mais rapidamente, diretamente com outros usuários como você.

Busca Orkut

Facebook

O Facebook é a rede social mais usada no mundo, com mais de 500 milhões de usuários em todo o mundo. Isto também não deve ser deixado de lado na hora de procurar por algo na web. Esta rede social é organizada em páginas (e não em comunidades como no Orkut) e você pode encontrar diversas em uma busca rápida.

Além disso, no Facebook é possível procurar por usuários, grupos, eventos e publicações, aumentando os recursos para encontrar algo que você precisa. As pesquisas realizadas aqui obviamente não trarão a você resultados exatos e extensos, porém, é um bom ponto de partida para obter alguma informação necessária.

Busca Facebook

Fóruns de discussão

Eles estão espalhados pela web há muito tempo e funcionam muito bem como ponto de compartilhamento de arquivos e informações. Os fóruns de discussão são variados, normalmente restritos a determinados assuntos ou então uma reunião de vários usuários diferentes que debatem sobre coisas diversas.

Existem fóruns de sites, como o fórum do Baixaki Jogos, em que os usuários debatem sobre os temas tratados no site, obtêm e trocam informações com os demais cadastrados no sistema. Existe ainda fóruns amplos, como o serviço InForum, que, de acordo com seu slogan, é uma “comunidade de comunidades virtuais”.

Uma rápida busca na internet pode apontar fóruns que tratam de assuntos relacionados ao que você procura. Como muitos deles são restritos, ou seja, é preciso cadastro para acessar e postar conteúdo, você não consegue verificar nada além da apresentação da página pelo Google.

Twitter

O Twitter é um dos métodos mais práticos para o compartilhamento de informações na internet. Em 140 caracteres você consegue indicar vídeos dos principais portais da web, imagens, links, notícias e tudo mais.

Busca Twitter

Há relativamente pouco tempo o Google passou a exibir resultados do microblog em suas pesquisas, porém, para dar mais precisão às buscas no Twitter, nada melhor do que o sistema de busca da própria rede.

Torrents

O Google retorna buscas realizadas em sites de torrent quando você pesquisa pelo download de algo, principalmente se você adiciona termos como “download”, “baixar” e “torrent”. Contudo, esta busca pode ser refinada e restrita apenas a sites de torrent se você usa outras ferramentas mais específicas.

Torrent Finder

Este é um serviço que realiza busca em 180 sites diferentes de torrent. Você pode optar por acessá-lo clicando aqui ou então baixando o Torrent Finder Toolbar para Firefox. Na página que exibe os resultados é possível navegar por todos os 180 serviços de compartilhamento e encontrar o que você precisa.

BitSnoop

Outra opção muito útil para encontrar torrents é o BitSnoop, um site de busca especializado em encontrar apenas esse tipo de arquivo. A cada dia o leque de possibilidades do serviço aumenta e hoje já estão à disposição do usuário mais de 8,5 milhões de torrents de 369 sites diferentes. Tudo isso significa quase 10 petabites (cerca de um milhão de gigabites) em arquivos.

Busca BitSnoop

Servidores online

Serviços como o Rapidshare, MegaUpload e 4Shared são também bastante usados para compartilhamento de arquivos na web. Dos três, o 4Shared é o único que possui um sistema de busca próprio, bastante eficiente por sinal, para que você encontre itens compartilhados por outros usuários.

Para o Rapidshare e o MegaUpload você conta com ferramentas não oficiais de busca, como o Rapidshare Search Engine e o RapidLibrary.com. Ambos são sites que dispõem de um sistema de busca para facilitar a vida do usuário na hora de encontrar algum dado compartilhado em um dos serviços de armazenamento online.

Compras

Para quem deseja comprar algo pela internet, nem sempre a melhor opção é sair pesquisando em todos os sites de vendas para verificar preços e condições. Existem alguns serviços especializados que fazem esta busca para você e exibe os resultados em ordem crescente de preço e diminuem muito o seu trabalho. Dois bastantes reconhecidos e respeitados são o Bondfaro e o Buscapé.

. . . . .

Estas foram algumas dicas da nossa equipe para quem ainda não conseguiu encontrar tudo o que procura no Google. Se você conhece outras ferramentas mais específicas e que não foram citadas no texto, compartilhe com todos nos comentários abaixo, e, é claro, não deixe de registrar sua opinião.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.