Governo negocia com a Google para implementar internet por balões

1 min de leitura
Imagem de: Governo negocia com a Google para implementar internet por balões

(Fonte da imagem: Reprodução/Folha de S. Paulo)

Nesta quarta-feira (9), o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, deve ser encontrar em Brasília com um representante da Loon, iniciativa da Google que pretende oferecer acesso à internet através de balões localizados na estratosfera. O objetivo é discutir a implementação da tecnologia em territórios remotos, zonas rurais e terrenos de difícil acesso — caso de alguns locais da Amazônia.

Ainda em fase inicial, o projeto já realizou um teste bem-sucedido em junho deste ano na Nova Zelândia. Na ocasião, os balões, localizados a 20 quilômetros de altura, foram capazes de providenciar acesso à rede mundial de computadores com velocidade semelhante àquela oferecida pela tecnologia 3G.

“O Brasil é um dos países mais ativos na internet, mas a penetração da rede em áreas remotas ainda é muito baixa”, explicou à Folha de S. Paulo Mike Cassidy, líder do projeto. “O território é enorme, há montanhas e florestas tropicais, então é difícil espalhar torres de celular pelo país. Há um grande potencial para a implementação do Loon.”

Cassidy afirma que a empresa vai ouvir o que o ministro das Comunicações tem a dizer para que assim ela possa saber as reais necessidades do país. No entanto, ele adverte que esse não é um projeto que pode ser implementado de maneira rápida e que é difícil prever um cronograma para que a iniciativa passe a atuar de forma ativa, visto que ela ainda está em estágio de desenvolvimento bastante inicial.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.