Não gostou do novo visual do Google? Saiba como acessar o antigo de quatro maneiras diferentes

3 min de leitura
Imagem de: Não gostou do novo visual do Google? Saiba como acessar o antigo de quatro maneiras diferentes

Quem acessou o Google nos últimos meses (ou seja, quase toda a população mundial) percebeu mudanças significativas na interface do navegador. O que antes prezava pela simplicidade em sua interface traz agora opções que não podem ser retiradas durante a busca, como a barra lateral com opções de navegação e o próprio teclado virtual na página inicial.

Porém não é preciso se desesperar! Caso você não abra mão da interface antiga, existem alguns meios de “burlar” a nova página e acessar o conteúdo do buscador de outras formas. Assim, você pode voltar a adorar o Google sem a necessidade de passar por aquilo de que não gosta na navegação.

A página atual do Google, com a barra lateral

O endereço da salvação

Para que você acesse o antigo layout Google, nada melhor do que uma solução simples e prática. Por isso, a dica é bastante simples, com um simples atalho Ctrl+C e Ctrl+V.

Para isso, acesse o site através do endereço http://www.google.com.br/webhp?hl=all. Simples, não é mesmo? O que pode ser um pouco complicado é que, apesar de a página inicial aparecer em português, uma vez que você acessa a busca, os dados do Google retornam para o idioma inglês.

Acesse novamente a página clássica do site por um novo endereço

Porém isso não é um problema, se pensarmos que a grande maioria usa o site para buscar, sem precisar de outras ferramentas do sistema. Exatamente por isso o layout mais simples ainda é admirado por muita gente por aí.

Para facilitar

Essa dica já é fácil, porém se você acessa o Google através do navegador, nos atalhos que lá se encontram essa solução não é ideal. Mas não se preocupe, isso também pode ser resolvido. Escolha seu navegador predileto e faça as modificações necessárias.

Internet Explorer

Para o Internet Explorer, a solução envolve a criação de um novo “atalho” na barra de acesso à internet. Para isso, acesse o site da Microsoft, na página que cria novos provedores de busca no navegador.

Adicione um novo espaço para buscas com o bom e velho layout Google

A seguir, insira o endereço http://www.google.com.br/webhp?hl=all#hl=all&q=TEST&fp=bea18bc4e12a5518 para que ele crie um novo campo de pesquisa e faça a busca, abrindo diretamente o site com os resultados da pesquisa.

Mozilla Firefox

Para usar o Google Clássico no Firefox, você vai precisar seguir alguns passos. Primeiramente, é necessário instalar o Greasemonkey, uma extensão do navegador que executa pequenos códigos de JavaScript. Dessa forma você pode fazer algumas modificações em sites, e o Google não é uma exceção.

Google sem a barra lateral

Uma vez instalado, você pode usar um script criado exatamente para a tarefa de retirar a barra lateral do buscador. Clique aqui para acessar o código e instale-o no Greasemonkey para que ele se livre da barra lateral que incomoda muita gente.

Google Chrome

Seguindo a mesma linha de modificação do script, o Chrome possui uma extensão fácil de usar, a Hide Google Options. Basta que você instale-a no navegador para que tenha a liberdade de ligar e desligar a opção da barra lateral do buscador.

Esconda a barra com apenas um clique

Assim como outras extensões, esta vai adicionar um novo botão ao lado do campo de inserção de endereços da web, de forma que você pode clicar no aplicativo a qualquer momento para visualizar ou não a barra.

Para todos

Entretanto, se você não quer mudar qualquer configurações do navegador, a dica mais simples é deixar o endereço que demos lá no começo como seu favorito ou mesmo como sua página inicial. Dessa forma, você acessa o site facilmente sem precisar copiar o endereço todas as vezes que quiser abrir a página.

Insira o endereço e grave como favorito

Essa dica é especialmente útil para o Opera, uma vez que não existe outra forma de acessar a página antiga por atalhos ali. Isso não tira o mérito do Opera, apenas faz com que seja preciso ser mais “conservador” para resolver o problema.

Você é o juiz!

Vemos que o novo layout do Google gera bastante discussão entre os usuários. Porém, por lidar com código aberto, o buscador deixa margens para que você resolva o problema de forma simples e fácil através de poucos passos e um pouco de imaginação dos desenvolvedores de complementos e scripts.

Isso quer dizer que você pode escolher a forma que quer navegar pelo buscador, pois as soluções do problema estão aí. Caso você não goste da barra lateral e seja saudosista, vale a pena conferir essas dicas, para deixar o Google do jeito que você quer.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.