Google pode unificar as suas ferramentas de conversação em um novo serviço

1 min de leitura
Imagem de: Google pode unificar as suas ferramentas de conversação em um novo serviço

Google: unificando mensageiros (Fonte da imagem: Reprodução/Geek)

A Google conta com um leque enorme de aplicações para a internet. No meio dessa gama gigantesca de produtos, também é grande a quantidade de mensageiros diferentes utilizados pela companhia em seus diversos serviços.

Você pode estar conversando com os seus amigos por meio do Google Voice nesse momento, por exemplo. Enquanto isso, há outros contatos seus utilizando o Google Talk, enquanto alguns colegas de trabalho combinam aquele happy hour diretamente na interface do Hangout.

Esse exemplo simples já ilustra como essa quantidade de serviços parecidos espalhados em plataformas diferentes é ruim – e parece que a companhia já se deu conta disso. A solução, pelo menos teoricamente, é simples: basta unificar todas as ferramentas. O problema é que isso não é tão fácil assim. A parte boa é que parece que a Google assumiu a bronca.

Google Babble

Fontes confirmaram para o site norte-americano Geek que a companhia trabalha em uma nova ferramenta que deve acabar com o problema. Chamado de Google Babble, o serviço está sendo desenvolvido do zero, ou seja, não será nenhuma adaptação de alguma ferramenta já existente.

O Babble provavelmente vai trabalhar em diversas plataformas diferentes, o que deve garantir um alto grau de compatibilidade. Com ele, segundo as informações apuradas pelo site, você poderá trocar mensagens utilizando PC, Mac, Android, iOS e até mesmo o novo BlackBerry Messenger presente no BlackBerry 10. Isso, além de simplificar os serviços da própria Google, ainda pode ajudar a empresa a ganhar uma grande fatia também desse mercado.

Misturando ferramentas

Entrando um pouco em detalhes sobre o Google Babble, as informações dão conta de que a ferramenta deve trabalhar separando tudo em “conversações”. Você poderá trocar mensagens de forma bem semelhante à vista no Google Plus Messenger.

[Atualizado] Google Talk está fora do ar

A ideia é que você possa utilizar os diferentes serviços da Google de forma livre, algo como sair do Google+ e ir para o seu Gmail tranquilamente e sem ter que mudar a janela de conversação, por exemplo. Também deve ser possível trocar arquivos e imagens.

Ainda não há nenhum anúncio oficial sobre o Google Babble ou alguma data de lançamento. Como novos aplicativos para iOS e Android precisam ser totalmente desenvolvidos, provavelmente a chegada da nova ferramenta ainda possa demorar um pouco. Entretanto, especula-se que a apresentação do serviço deva acontecer na próxima Google I/O, em maio de 2013.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.