Google atualiza ferramenta que testa seu site para acessos via celular

1 min de leitura
Imagem de: Google atualiza ferramenta que testa seu site para acessos via celular
Imagem: Search Engine Land

A Google acaba de soltar uma atualização bem bacana para desenvolvedores, donos de pequenas empresas ou mesmo startups que trabalham de forma primariamente digital. Estamos falando do “Teste Meu Site”, uma ferramenta online criada pela Gigante das Buscas para conferir se a sua página na web é amigável para o pessoal que acessa a internet através das plataformas mobile.

Em sua versão 2.0, o portal ganhou ainda mais ferramentas de análise e oferece um relatório bastante interessante dos pontos fracos do seu site – mostrando inclusive como ele se sai diante de outros endereços que tratam do mesmo assunto ou segmento. Basta acessar o link do serviço, digitar a sua URL e clicar em na seta para que a Google faça todo o trabalho duro para você.

Durante a bateria de testes – que dura mais ou menos um minuto –, a ferramenta confere a velocidade de carregamento do seu site, analisa como ele se sai em conexões 3G, coloca à prova seu HTML, CSS e JavaScript e vê na prática a sua usabilidade em diferentes dimensões e telas. Acredite, tudo isso faz sentido para garantir que a experiência mobile da página seja a melhor possível.

Conferir o desempenho do site em 3G e não em 4G é primordial, por exemplo, já que, até pelo menos 2020, 70% das conexões móveis ainda serão desse tipo ou piores. Testar como os elementos são redimensionados e se o texto é legível em qualquer dispositivo também são itens importantíssimos para que todo seu conteúdo chegue muito bem a qualquer consumidor – independentemente do quanto ele gastou em um celular.

No final do processo, o “Teste Meu Site” indica como sua página se saiu na brincadeira, mostra quantos visitantes são perdidos por conta de problemas no acesso via celular e disponibiliza um documento com dicas e melhorias que podem fazer a diferença para o seu negócio online. E aí, já conhecia a ferramenta? Curtiu as novidades? Deixe a sua opinião sobre o serviço da Google mais abaixo, na seção de comentários.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.