A Rússia bloqueou o acesso ao site da Google durante algumas horas na tarde desta quinta-feira (22). De acordo com o jornal local Moscow Times, a decisão foi tomada porque a Google não estaria ajudando no cumprimento de uma decisão tributária que foi sancionada no final de 2016 pela Rússia.

O bloqueio ao domínio "Google.ru" durou três horas, com o site sendo movido para a lista de sites banidos do governo russo. Para bloquear o acesso, o Kremlin contou com a ajuda de operadoras locais que restringiram a entrada de usuários no site.

Três horas fora do ar por causa de alguns redirecionamentos "errados"

A ação aconteceu por causa do redirecionamento que a Google fornecia para sites em disputas tributárias com as autoridades russas. Dessa maneira, após três horas fora do ar, a Google desligou o redirecionamento para estes domínios com disputas contra o governo, segundo Alexander Zharov, um dos reguladores de internet locais.

A Rússia já teve "questões" com a Google: em junho de 2016, o governo aprovou uma lei chamada "Goole Tax Law", exigindo que empresas estrangeiras de tecnologia da informação paguem um valor extra ao Kremlin por venderem conteúdo online em terras russas.

Cupons de desconto TecMundo: