A inteligência artificial (IA) da Google especializada no esporte de tabuleiro GO venceu o primeiro confronto da série que acontece entre esta terça-feira (23) e sábado (27), no evento Future of Go Summit, na China. A AlphaGo demonstrou mais uma vez seu poder de processamento ao derrotar o coreano Ke Jie, em uma melhor de três contra o prodígio de 19 anos.

Ke Jie surpreendeu ao desafiar a AlphaGo onde ela gosta de atuar

E olha que Ke Jie lutou bravamente. Ele não só perdeu pela menor margem possível — de meio ponto — como mostrou ter estudado bastante a máquina da companhia de Mountain View: ele surpreendeu a todos ao desafiar a adversária em uma invasão de 3-3 pontos, justamente porque sabe que ela tem um bom desempenho nesse território.

O líder do projeto de IA DeepMind, Demis Hassabis, não somente elogiou bastante a atitude e a performance do humano como também adiantou que o alto nível da partida enaltece ainda mais os avanços da AlphaGo. “Acho que foi uma partida maravilhosa. Temos muito respeito ao Ke Jie por te feito um jogo tão bom e levado a AlphaGo aos seus limites", disse em conferência, segundo o The Verge.

Próximas partidas

O Future of Go Summit é realizado pela Google, em parceria com a Chinese Go Association e o governo de Wuzhen. Além da competição, o evento reúne painéis e palestras sobre a modalidade e inteligência artificial e máquina de aprendizado.

AlphaGo vai enfrentar equipe com cinco humanos na partida de sexta (26)

Na quinta-feira (25), Ke Jie terá mais um confronto com a AlphaGo e, na sexta-feira (26), a máquina da Gigante das Buscas terá seu maior desafio até agora: duas partidas simultâneas, contra Gu Li e Lian Xiao, e outra com uma equipe de cinco competidores — Chen Yaoye, Zhou Ruiyang, Mi Yuting, Shie Yue e Tang Weixing.

No sábado (27), acontece o último encontro desta edição entre a IA e Ke Jie. O primeiro embate foi todo registrado e está disponível abaixo para quem quiser acompanhar como foi:

Cupons de desconto TecMundo: