Google anuncia mudanças para diminuir incidência de notícias falsas

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Imagem: Life Wire

Já abriu aquele link compartilhado centenas de vezes, achando que uma celebridade realmente havia morrido? Ou caiu na história reproduzida em redes sociais sobre uma suposta invasão alienígena? Pois é, a distribuição de notícias falsas infelizmente tem aumentado bastante na web nos últimos anos e até mesmo vem causando problemas para muita gente. A Google anunciou mudanças que podem ajudar a diminuir a incidência dessas pragas virtuais.

Cerca de 0,25% de centenas de bilhões de páginas têm conteúdo ofensivo ou enganoso

A primeira frente vem para ajudar os algoritmos a identificar fontes confiáveis nas páginas de procura, pois cerca de 0,25% das centenas de bilhões de links têm retornado conteúdo ofensivo ou claramente enganoso.

As novas diretrizes, atualizadas em março, recebem o apoio de avaliadores humanos, que revisam a qualidade dos resultados — elas não determinam exatamente o ranking, mas ajudam a Gigante das Buscas a reunir dados e identificar áreas em que pode melhorar. A partir da combinação de centenas de indicadores, é possível rebaixar conteúdo de má qualidade — a exemplo de endereços que questionavam se o Holocausto existiu.

Feedback direto

A Google usa dois recursos de autopreenchimento que visam agilizar a experiência, seja prevendo o que você está escrevendo para trazer rapidamente o que precisa a partir do histórico pessoal ou trazendo os chamados snippets em destaque, uma reunião de informações relevantes no topo dos resultados.

Agora, é possível assinalar se o conteúdo sugerido traz mensagens de ódio, sexo explícito ou atividades violentas e prejudiciais , entre outras características nocivas, diretamente pela interface de busca. Basta clicar na seção abaixo da caixa de entrada e assinalar qual é o problema.

Mais transparência

Muita gente questionava como exatamente a Gigante das Buscas montava as sugestões no Preenchimento Automático. A empresa atualizou sua política a respeito disso e publicou na Central de Ajuda, com as descrições de como o sistema de ranking faz as classificações em centenas de bilhões de páginas e da visão geral dos testes realizados por usuários.

Segundo a companhia de Mountain View, aproximadamente 15% dos resultados diários são inéditos e essas alterações vêm para ajudar a filtrar todos esse fluxo. Obviamente, as coisas devem continuar mudando ao longo do tempo, pois a todo momento surgem novas pessoas e grupos tentando burlar o sistema para ganhar visibilidade nas listagens de procura.

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