Já há algum tempo, a Google vem mostrando anualmente que, além de ser um verdadeiro celeiro de ideias incríveis para o mundo da tecnologia, a empresa também é capaz de esbanjar criatividade na hora de anunciar projetos, serviços e produtos meio malucos em uma data, digamos, bem especial.

Com esse tipo de brincadeira se tornando marca registrada da companhia, muita gente acaba esperando ansiosamente pelo 1º de abril para ver o que a Gigante das Buscas resolveu aprontar. O mais legal? Mesmo já não haja aquela expectativa de saber o que é verdadeiro e o que é falso nesse dia, as pegadinhas da Google continuam chamando atenção pela produção de alta qualidade e completa falta de noção.

Quem aí acredita em gnomos?

No Dia da Mentira deste ano, por exemplo, a empresa resolveu apostar em bichinhos de estimação, moinhos de vento inteligentes, jogatinas no Google Mapas e até em um anão – ou melhor, gnomo – de jardim que faz bico de assistente pessoal. Confira abaixo algumas dessas novidades e diga para a gente quais você gostaria que existissem no mundo real.

Seu pet agora pode dar uma “Googlada”

Fofo ou muito fofo?

A ideia com a mais nova atualização do buscador da Google no iOS é permitir que cães e gatos possam ter uma experiência bastante amigável e feita sob medida para eles na plataforma. Basta selecionar as opções “I’m Feeling Woof” (“Estou me Sentindo Au”) ou “I’m Feeling Meow” (“Estou me Sentindo Miau”), para que o portal de pesquisa ganhe uma interface própria para os bichinhos de quatro patas. Assim, é possível conferir o interesse dos seus companheiros no momento e ver se eles querem um brinquedinho novo ou uma tigela de leite.

Além dos caninos e felinos

Como é? Você é um amante dos pets, mas quer um serviço que vá além de cachorros e bichanos? Sem problemas, já que a Gigante das Buscas acabou de anunciar o “Google Play para Pets”. O recurso adiciona uma nova categoria dentro da loja de apps da empresa e oferece milhares de treinos, jogos, aplicativos e ferramentas criadas especialmente para entreter seus amigos de pelos ou penas – embora ainda não se saiba se os peixinhos também estão incluídos no pacote.

Quintal conectado

Embora o Google Home seja um gadget robusto para ajudar nas tarefas realizadas dentro de casa, basta passar pela porta de entrada do local para que o serviço perca boa parte dos seus recursos. Para remediar a situação, a empresa resolveu criar o Google Gnomo: um assistente pessoal pensado para o seu jardim. Com ele, é possível controlar mangueiras inteligentes, se informar a respeito do clima e da direção do vento ou engatar em debates existenciais que mostram que, um dia, todos iremos bater as botas. Muito bacana, não é mesmo?

Apostando na nuvem

Os sistemas cloud têm se tornado cada vez mais importante para armazenar, analisar e gerenciar dados nos ambientes virtuais, certo? Agora, a Google resolveu usar esse conceito para influenciar diretamente o mundo real. Implementado nos Países Baixos, o novo projeto da marca, chamado de Google Wind, usa os milhares de moinhos de vento do país e mecanismos avançados de machine learning para afastar as nuvens, desfazer o clima chuvoso e criar um céu mais ensolarado no local. Quais serão os limites da tecnologia cloud, hein?

VR no mundo real? Tem sim!

Se você já foi a salas de cinema 4D sabe que a experiência de assistir a um filme com vento no rosto e pequenas borrifadas de cheiro ou água é bem mais imersiva. Com base nisso, a Google resolveu levar a realidade virtual a um novo patamar com o sistema de Haptic Helpers. O serviço consiste em ajudante humanos que tentar simular as experiências sensoriais que você vê no mundo virtual utilizando uma infinidade de bugigangas. Como os estímulos são bem realistas, cuidado ao explorar um esgoto ou pisar em uma armadilha para ursos!

O melhor de dois mundos

Juntando duas tarefas amadas por muita gente – bater papo em mensageiros instantâneos e estourar plástico bolha –, o Google Bubble Warp Keyboard é um teclado mais do que especial criado pelo braço japonês da companhia. A proposta é que você estoure as bolinhas correspondentes a letras para criar mensagens e pare a tira de plásticos por um leitor que, então, transmite o texto. Para tornar isso ainda mais prazeroso, alguns desses teclados descartáveis possuem aromas diversos que perfumam o ambiente conforme você “digita”.

Coma a sua cidade

Dando uma jogadinha em torno da redação do TecMundo, em São Paulo

Não é raro que o Google Mapas seja o grande alvo da empresa na hora de criar brincadeira para o 1º de abril. Prova disso é que, em 2015, a companhia reproduziu uma versão viciante do Pac-Man na plataforma. Agora, o joguinho retorna ao site para acabar com a sua produtividade ao deixar que você teste as suas habilidades comendo cápsulas e fugindo de fantasmas enquanto percorre as ruas da sua vizinhança. Quer brincar? Basta acessar o site do serviço neste link e clicar na opção “Inserir Moeda” no canto inferior esquerdo da tela.

Cupons de desconto TecMundo: