Lançado em 2013 para o Nexus 5, o Google Now Launcher nasceu para oferecer uma experiência premium em ambiente mobile para os usuários da empresa de Mountain View. Porém, com a chegada do aparelho Pixel e de seu próprio software, ficou até um pouco sem sentido manter ambos em funcionamento. A descontinuação do primeiro teria sido confirmada por um suposto email.

Email que teria sido enviado para os parceiros da Google, com detalhes sobre a descontinuação do Google Now Launcher

Segundo a mensagem, recebida por um insider, a Google alertou seus parceiros sobre a intenção de remover o Google Now da loja virtual Play Store nas próximas semanas. Assim, quem quiser poderá baixar somente o Pixel Launcher, enquanto as empresas com as interfaces antigas embutidas de fábrica — a exemplo da Sony e da Motorola — continuarão recebendo suporte, assim como os Nexus.

Além disso, todo os pacotes de desenvolvimento devem ser suspensos a partir de março, o que pode tornar o Google Now Launcher, aos poucos, obsoleto. O ideal seria a companhia fornecer o Pixel Launcher para todas versões do Android, porém, não há indícios de que isso vá acontecer.

Cupons de desconto TecMundo: