Google Notícias passará a indicar se uma reportagem é confiável ou não

1 min de leitura
Imagem de: Google Notícias passará a indicar se uma reportagem é confiável ou não

A internet é um baú recheado de boas informações. Porém, como todos nós sabemos, também é muito fácil encontrar sites que publicam reportagens falsas, com dados incorretos e nenhuma apuração jornalística. Pensando nisso, a Google está testando um novo recurso em seu produto Notícias, cujo objetivo é justamente ajudar o internauta a ler reportagens de qualidade elaboradas por profissionais idôneos.

Estamos falando do Fact Check (ou Checagem de Fatos, em português), uma etiqueta especial que é exibida ao lado do título de notícias cujos fatos foram devidamente verificados. Essa nova tag fará companhia aos outros rótulos já existentes no serviço (Opinião, Sátira, Matéria Aprofundada etc.) e, por enquanto, estará disponível apenas para os EUA e Reino Unido. Não há previsão para o lançamento do recurso aqui no Brasil.

Exemplo de notícia marcada com a tag Fact Check

É interessante notar que, para ter suas reportagens marcadas com tal etiqueta, os produtores de conteúdo — ou seja, sites jornalísticos e blogs — precisam se adequar aos critérios previamente definidos pela Google.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.