Exposição online mostra Rio antes, durante e depois da construção do Cristo

1 min de leitura
Imagem de: Exposição online mostra Rio antes, durante e depois da construção do Cristo

O Rio de Janeiro está prestes a trazer os olhares do mundo para o Brasil e, apesar dos problemas que a cidade enfrenta para sediar os Jogos Olímpicos, há muita história e cultura para mostrar. Por isso, o Instituto Cultural do Google, em parceria com o Instituto Moreira Salles, criou uma exposição online que traz os maiores “tesouros culturais” da cidade para a internet.

Ao todo, são nove páginas com fotografias históricas e descrições. Uma delas, “O Cristo Redentor no Corcovado”, mostra a Cidade Maravilhosa antes, durante e depois da construção da estátua, que teve início em 1906. Em 1980, entretanto, já havia uma estrada de ferro que levava pessoas e materiais para o morro.

Aproveite para dar um passeio pela icônica Escadaria Selarón, coberta por um mosaico de azulejos, explore a famosa obra de Thomaz Farkas, fotografando o Cristo Redentor à noite, e aprenda sobre como era o Morro do Corcovado antes do Cristo.

Corcovado antes e depois do Cristo

O monumento é considerado um marco na engenharia brasileira do século 20 e teve uma missa de inauguração em 1931, que contou com a presença de Getúlio Vargas, então presidente-ditador do Brasil. Você pode conferir a lista com todas as páginas da exposição digital aqui.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.