Google terá que pagar multa por não tirar site falso do ar no Brasil
Indenização de R$ 30 mil é decisão da Justiça após ausência de medidas contra golpe de página de comércio eletrônico

Imagem de Google terá que pagar multa por não tirar site falso do ar no Brasil no tecmundo
A Google do Brasil foi condenada pela 1ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo a pagar R$ 30 mil de indenização pela falta de ação tomada a respeito de um golpe executado na internet.
O buscador se recusou a remover dos resultados de pesquisa um site que levava o consumidor a uma página falsa de um comércio de materiais de construção. O eCommerce inexistente, que era uma espécie de phishing, fez com que a loja original recebesse diversas reclamações sobre a demora na entrega de produtos — e só por conta de ações judiciais movidas pelos clientes prejudicados o dono do estabelecimento notou o crime e solicitou a remoção ao Google.
Segundo o TJSP, o site de pesquisas alegou que não tomaria nenhuma medida, citando que "quaisquer contestações deveriam ser resolvidas diretamente com o proprietário do site".
De quem é a responsabilidade?
O relator do recurso, Francisco Loureiro, compreendeu que a página também possui parcela de culpa por permitir o acesso à página mediante resultados. Loureiro citou o Marco Civil da Internet como argumento, indicando que o provedor possui certo grau de responsabilidade pelo conteúdo ilícito — mesmo que ele tenha sido gerado e mantido por outras pessoas sem qualquer ligação com a Google.
A Google costuma sofrer várias ações judiciais exatamente por conta desse comportamento: ela alega sempre que não é a responsável direta pela produção do conteúdo, e sim o criminoso em questão. Porém, em casos como pirataria e infração de direitos autorais, links dos resultados das pesquisas costumam ser removidos.
Jornalista especializado em tecnologia, doutor em Comunicação (UFPR), pesquisador, roteirista e apresentador.