Patente da Google traz computador injetável para nossos olhos

1 min de leitura
Imagem de: Patente da Google traz computador injetável para nossos olhos

Lembra-se daquela cena de Minority Report em que Tom Cruise passa por uma pequena cirurgia de troca de olhos? Pois a Google acaba de patentear uma tecnologia que não está tão distante assim disso. O projeto trata-se, na verdade, de um sistema que injeta um “mini computador” em nossos olhos; seu uso não é exatamente claro, mas aparentemente serve para ajudar a corrigir a visão de pessoas com deficiência.

De acordo com os dados descritos na patente, feita em 28 de abril deste ano, o dispositivo seria injetado na forma de um fluído em nossos olhos – em um processo que inclui a “remoção das lentes naturais da cápsula da lente” – e então se solidificaria lá dentro. O aparelho em si conta com um conjunto de componentes eletrônicos, como sensores, dispositivos de armazenamento, bateria e, por que não, lentes eletrônicas.

No exemplo acima, você pode conferir um olho normal e, depois, com a nova lente aplicada.

Para receber a força necessária para funcionar, o dispositivo também contaria com uma “antena coletora de energia”. Além disso, você também contaria com um dispositivo externo que permite o controle do aparelho em seu olho, cuja comunicação ocorreria através de uma interface via rádio. Esse controle também seria responsável por fazer todo o processamento computacional necessário para usar as “lentes”.

Longe de olhos biônicos

Como notado antes, porém, é bom não esperar que isso dê a você uma visão digna dos ciborgues e robôs dos filmes de ficção científica: a patente descreve apenas que as lentes eletrônicas ajudariam no processo de focar luz na retina de seu usuário. Isso quer dizer, por sua vez, que as aplicações podem ser bastante promissoras para ajudar deficientes, mas provavelmente não vai dar a ninguém olhos biônicos, por enquanto.

Obviamente, estamos falando apenas de uma patente; logo, não há qualquer previsão de quando isso vai se tornar realidade – ou mesmo se isso vai sair do papel. Mesmo assim, é inegável o quão promissora (e assustadora) uma proposta dessas consegue ser.

Você trocaria seus olhos por câmeras biônicas super avançadas? Comente no Fórum do TecMundo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.