A Play Store, loja oficial de aplicativos para sistemas operacionais Android, é a porta de entrada para o maravilhoso mundo dos apps. Sem ela, você não consegue realizar o download nem a atualização de aplicações — ou seja, é praticamente ficar com o celular capado.

Infelizmente, muitos smartphones acabam apresentando problemas para utilizar a Play Store. As causas são diversas e estragam a experiência do usuário. Por isso, estamos aqui para apresentar algumas soluções para os erros de conexão com a loja de apps.

Acompanhe as soluções aqui embaixo.

Cache e Dados

Nas configurações do Android, vá em "Aplicativos". Ele pode se encontrar na aba "Dispositivo" ou na aba "Geral", dependendo da skin do seu sistema. Procure por "Google Play Store" e toque sobre o nome.

Agora, dentro ou abaixo de "Armazenamento", escolha as opções "Apagar dados" e "Apagar cache".

Play Service

Repita o mesmo processo citado nos passos anteriores, contudo, em vez de escolher "Google Play Store", faça em "Google Play Services".

Ainda em "Google Play Services", escolha "Gerenciar espaço" e, então, "Limpar todos os dados".

Apague a conta Google

Vá nas configurações do Android e escolha "Contas" (pode aparecer "Contas e sincronização"). Agora, escolha "Google".

Selecione o endereço de email correspondente ao problema. Na próxima tela, toque nos três pontos que ficam no canto superior direito e toque em "Remover conta".

Para adicionar uma conta, como uma reinstalação, basta voltar uma tela e escolher "Adicionar conta".

Estas dicas já devem fazer com que a Google Play Store volte a funcionar. Caso isso não aconteça, existem meios mais drásticos, como um reboot de sistema. Para acompanhar mais dicas, acesse a nossa página dedicada.

Você teve problema para acessar a Play Store? Comente no Fórum do TecMundo

Cupons de desconto TecMundo: