Está perdido? App do Google Translate passa a traduzir placas em tempo real

1 min de leitura
Imagem de: Está perdido? App do Google Translate passa a traduzir placas em tempo real

A experiência de viajar para um país estrangeiro é boa, mas pode trazer algumas dores de cabeça em alguns casos. Como reconhecer, por exemplo, o que está escrito em uma placa na Alemanha que não tem tradução para o inglês? Caso se encontre numa situação parecida algum dia, uma atualização recente transformou o aplicativo do Google Translate para Android e iOS no seu melhor aliado.

De acordo com uma mensagem publicada no blog oficial da Google, os usuários do aplicativo vão contar com o recurso World Lens para realizar uma tradução instantânea daquilo que está escrito em uma placa. O GIF que você confere na sequência dá uma prova de como tudo vai funcionar:

Para ter o texto traduzido (não é necessária conexão com a internet), basta selecionar o ícone do World Lens e apontar a câmera do dispositivo para a placa, menu ou outro tipo de material que possua texto. Com isso, o aplicativo vai traduzir instantaneamente para o inglês qualquer coisa que esteja em francês, alemão, italiano, português, russo e espanhol, sendo que outros idiomas serão adicionados a essa relação posteriormente.

Agilizando o bate-papo

Outra novidade dessa atualização é a possibilidade de utilizar o seu dispositivo para traduzir conversas em tempo real. É verdade que essa opção já está disponível para usuários de Android desde 2013, mas a empresa garante que, agora, o processo é “mais rápido e natural”.

Após instalar a atualização, basta selecionar o ícone do microfone e começar a falar na linguagem selecionada e depois pressionar esse ícone novamente. No vídeo que você confere abaixo, por exemplo, é dado um exemplo de uma conversa sendo traduzida com voz do francês para o inglês e vice-versa:

“Mais de 500 milhões de pessoas usam o Google Translate mensalmente, fazendo mais de 1 bilhão de traduções por dia para tornar mais fácil o processo de comunicação e acesso a informações entre idiomas diferentes. A atualização de hoje nos deixa um passo mais próximos de tornar o seu celular em um tradutor universal e no caminho de um mundo onde a língua não é mais uma barreira para descobrir uma informação ou se conectar com outras pessoas”, escreveu Barak Turovsky, chefe de produto do Google Translate.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.