Google Street View faz aniversário de 10 anos; imagens já cobrem 83 países

1 min de leitura
Imagem de: Google Street View faz aniversário de 10 anos; imagens já cobrem 83 países

Dá para imaginar que há uma década os engenheiros da Google estavam lançando a primeira imagem do Street View? Sim, nesta terça-feira (30), a ferramenta do Google Maps para visualização de lugares em 360 graus está fazendo 10 anos e, nesse tempo, passou por algumas boas mudanças.

Lá em 2004, o atual CEO da Alphabet (holding de empresas da Google), Larry Page, começou o primeiro protótipo do carro de mapeamento. Acompanhado de uma equipe da companhia, eles colocaram câmeras em uma van, junto com um monte de bugigangas tecnológicas para fazer funcionar.

Já foram viajados cerca de 16 milhões de quilômetros, com o carro do Street View

Em 2006, a Gigante de Mountain View colocou o “pé na estrada”, visitou algumas cidades dos Estados Unidos e, em maio de 2007, a primeira imagem foi publicada. Hoje em dia, já estão disponíveis registros de 83 países espalhados por todos os continentes.

Atualmente, há diversas maneiras de se capturar imagens nos mapas da Google, com carros, bicicletas, mochilas (Trekker), trolleys, motos de neve, entre outras adaptações, como em barcos e camelos. Até seu próprio smartphone pode fazer registros em 360 graus!

Para celebrar o décimo aniversário do Street View, a youtuber Taty Ferreira colocou o Trekker nas costas e fez a captura de sua cidade natal, Araxá, em Minas Gerais. Em breve, as imagens que Taty gravou estarão no mapa. A experiência pode ser vista no vídeo disponível no canal da vlogueira. E que venham mais anos pela frente!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.