Acabou a produtividade: nova função da busca do Google aposta nos curiosos

1 min de leitura
Imagem de: Acabou a produtividade: nova função da busca do Google aposta nos curiosos
Imagem: Play Huge

O principal site da Google – e que leva o seu nome – sabe tudo sobre qualquer assunto, se tornando uma ferramenta poderosa na hora de lembrar o nome daquele filme que não sai da sua cabeça ou de buscar um autor bastante obscuro para seu trabalho de escolha. Ao mesmo tempo, a companhia é conhecida por esconder dezenas de recursos, brincadeiras e easter eggs em seu sistema de busca. Poucos dias depois de ter mudado seu logo, a Google parece ter unido o útil ao agradável ao oferecer uma função que deve agradar os mais curiosos.

Diferentemente de ações como “do a barrel roll” e “zerg rush”, que têm um efeito imediato na tela de pesquisa ao serem digitados, mas apresentam apenas uma diversão temporária, o novo comando é capaz de prender o usuário um bom tempo na página. Isso porque a bola da vez é o termo “fun facts” – algo como “fatos divertidos” –, que, ao ser inserido, busca uma curiosidade aleatória no meio da infinidade de sites aos quais o mecanismo de procura da Google tem acesso. Os resultados, claro, são quase sempre interessantes.

Já se pegou pensando se é possível disparar uma arma de fogo no espaço? Se os bebês têm o osso do joelho logo que nascem? Se os cangurus realmente não conseguem andar para trás? Bom, se algum questionamento nesses moldes já passou pela sua cabeça, as chances são de que você perca um bom tempo na brincadeira. Como é? Ficou curioso com o resultado das perguntas acima? Bom, como elas apareceram durante nossos testes da ferramenta, vamos quebrar um galho e dizer que a resposta para todas elas é única: um sonoro sim!

Mesmo com o recurso sendo muito bacana, há algumas ressalvas a serem feitas. Infelizmente o sistema de “fun facts” só funciona com a versão em inglês do Google, fazendo com que seja preciso mudar as preferências do seu buscador e os textos exibidos estejam apenas no idioma de Shakespeare. Adicionalmente, se você clicar no botão “Ask Another Question” (“Faça Outra Pergunta”) repetidas vezes, para conferir mais fatos malucos, prepare-se para enfrentar periodicamente um captcha – que verifica se você é um ser humano de verdade.

Google traz nova ferramenta que procura fatos divertidos e curiosidades para você. Comente sobre o recurso no Fórum do TecMundo!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.