5 propostas de como deixar o Google ainda melhor

2 min de leitura
Imagem de: 5 propostas de como deixar o Google ainda melhor

É difícil pensar em uma maneira de melhorar ou facilitar o uso de um serviço de pesquisa tão simples e direto quanto o Google. Mas isso não quer dizer que seja impossível; assim, o site Letter Society uniu uma série de designers determinados a melhorar o que já é quase perfeito.

O resultado alcançado nos projetos é realmente impressionante. Embora muitos deles provavelmente não sejam ideias viáveis para serem utilizadas pela Google, é preciso admitir que, no mínimo, seria bem interessante ter uma página dessas para fazer nossas pesquisas.

1- Google, seu assistente pessoal

Quem usa serviços como o Google Now, o Siri ou o Cortana para facilitar a organização de seu dia a dia provavelmente já desejou ter uma ferramenta como essas no PC. E a proposta de Jenn DiMenna é justamente esta: tornar a página do Google sua dashboard pessoal.

Além da simpática mensagem de boas-vindas, o Google ganharia uma série de notificações personalizáveis, com avisos para um programa de TV que está passando, um evento importante em seu calendário, uma nova mensagem recebida... Isso, é claro, são apenas alguns dos tipos de notificações entre várias outros.

2- Cores, muitas cores

Por mais que não traga nenhuma melhoria para a interface do sistema, é preciso admitir que o conceito feito por Erik Wagner impressiona por sua beleza.

A ideia executada por ele consistiu apenas em trazer as cores tão presentes nos serviços e logos da Google para a página principal do buscador. O resultado é uma aparência mais viva do que você provavelmente imaginou para o motor de busca da empresa.

3- Preto no branco

Enquanto o artista acima propôs uma forma de dar muito mais vida para a página de pesquisa do Google, o ilustrador e designer Casey Crisenbery seguiu o caminho oposto.

Com isso, nasceu uma página quase totalmente em preto e branco, criada apenas para servir como um meio de chegar à resposta de suas buscas. Vale notar, é claro, os apps na parte inferior do programa, para um acesso mais rápido.

4- Tudo em uma barra

Quase tão minimalista quanto o caso acima é a ideia de Mark Manalaysay. Embora mantenha o mesmo design principal do Google atual, o conceito aqui faz uma pequena limpeza na página inicial da busca, deixando apenas a logo da empresa, o campo de pesquisa e o botão de comandos por voz.

O principal destaque, no entanto, fica para a barra de navegação persistente: esta permanece inalterada durante o uso de praticamente todos os serviços da Google. Dessa maneira, também é possível permitir um acesso a qualquer outra ferramenta da empresa, como o Gmail ou o Google Maps, com extrema rapidez e facilidade.

5- “Toque, arraste, navegue”

Foi usando os três termos acima que Alli Grunthaner baseou o design de sua interface para o Google. Com grande foco nos dispositivos móveis, o diretor de arte da Arc Worldwide usou como principais destaques os múltiplos tiles para separar as categorias de busca, pelos quais você poderia alternar clicando nas setas laterais ou arrastando o dedo pela lista; depois, bastaria inserir o termo de pesquisa e conferir os resultados.

.....

E então, qual das propostas acima pareceu a mais interessante para o futuro do Google? O que você mudaria na página da empresa, se pudesse? Deixe suas opiniões nos comentários.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.