A Google anunciou nesta sexta-feira (05/08) o lançamento de um app que, por incrível que pareça, é exclusivo para iOS. O Gboard é um software que vem para facilitar o dia a dia dos usuários ao integrar as buscas do Google diretamente no teclado do sistema.

Pensando em evitar a alternância entre apps (normalmente as pessoas precisam trocar de programa para encontrar alguma informação), a Google resolveu incluir um botão de buscas junto com sugestões de palavras logo acima do teclado-padrão.

Em vídeo de demonstração, a Google mostra as diferenças entre o modo como as pessoas realizavam buscas e como o Gboard pode mudar esse cenário.

Antes, era necessário abrir o navegador (ou o app de buscas) para encontrar o endereço de um restaurante, copiar os dados e, por fim, colar em outro programa. Agora, você pode achar esta informação e enviar os detalhes diretamente pelo teclado, sem perder tempo para mudar de aplicativo.

Segundo a informação no blog oficial da Google, qualquer pesquisa feita no Google pode ser feita com o Gboard. Os resultados aparecem como cards com as principais informações em destaque, como número de telefone, avaliação e horários. Com um toque, você pode enviá-los para o seu amigo, sem parar a conversa.

Além disso, a desenvolvedora afirma que as pessoas também podem encontrar emojis, GIFs e até vídeos sem precisar perder tempo para ficar caçando as figurinhas e links em outros lugares. É interessante notar ainda que o Gboard possui digitação por deslizamento, que permite digitar palavras apontando as letras.

O Gboard funciona em qualquer aplicativo de mensagens, email e YouTube, ou seja, ele funciona em quase toda parte do iOS. O app já está disponível para download na App Store.

Cupons de desconto TecMundo: