Falsos mods para Minecraft na Google Play expõem smartphones Android

1 min de leitura
Imagem de: Falsos mods para Minecraft na Google Play expõem smartphones Android

A empresa de segurança digital ESET detectou 87 falsos mods para o jogo Minecraft na Google Play. Eles prometem ser um módulo adicional para rodar os jogos, com modificações e novidades, porém são fraudulentos e redirecionam os usuários a instalar arquivos nocivos.

As aplicações estão divididas em duas categorias: downloader, cuja função é baixar e instalar malwares no sistema infectado da vítima, mostrando anúncios publicitários; e as aplicações maliciosas, que redirecionam os usuários para sites fraudulentos.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Na categoria de downloader, a empresa identificou 14 aplicações falsas que se passam por mods do Minecraft e alcançaram 80 mil instalações. Esse Trojan roda fora do aplicativo, exibindo anúncios não autorizados e interrompendo as atividades da vítima.

Já no segundo tipo da fraude, foram identificados 73 aplicativos maliciosos voltados a direcionar as vítimas para sites falsos. Estes tiveram 910 mil instalações.

Quando abertos, esses apps exibem uma tela com um botão de download que, ao ser selecionado, redireciona para um site que mostra diversos tipos de conteúdos, como anúncios, pornografia, falsos alertas de vírus e atualizações que tentam assustar a pessoa. As mensagens aparecem no idioma do usuário com base nos endereços de IP do infectado.

Como sempre, para evitar ser afetado por aplicativos maliciosos, sempre utilize as lojas oficiais para baixá-los e verificar as recomendações feitas por outras pessoas, assim como a pontuação e qualquer outro detalhe que ateste a autenticidade do app desejado.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.