Após “mijada” em logotipo da Apple, Google desativa o serviço Map Maker

1 min de leitura
Imagem de: Após “mijada” em logotipo da Apple, Google desativa o serviço Map Maker
Imagem: Fast Company

No finalzinho do mês passado, a Google se viu envolvida em uma polêmica que era, no mínimo, inusitada. Algum internauta um tanto atencioso reparou que havia um desenho bastante educado no Google Maps (na região de Istambul, para ser mais exato, em que o mascote do sistema operacional Android urinava sobre o icônico logotipo da Apple.

Na época, a gigante de Mountain View foi um tanto criticada pela suposta “alfinetada na concorrência”, mas não demorou muito para que a verdade viesse à tona: a empresa não tinha nada a ver com a brincadeira, e o desenho havia sido feito por um internauta anônimo através da plataforma Map Maker (um serviço colaborativo pelo qual qualquer pessoa consegue sugerir edições no Google Maps).

Junto com um pedido de desculpas formal, a Google prometeu que iria ser mais rígida nas futuras aprovações de edições do Map Maker. Porém, hoje (11), a companhia decidiu bloquear completamente o aplicativo: quem tentar acessá-lo se depara com um aviso explicando que a plataforma estará desativada por tempo indeterminado a partir de amanhã (12).

Ainda não sabemos como entender essa medida: pode ser que a Google esteja simplesmente revendo suas políticas de moderação para evitar a proliferação desse tipo de “trollagem”, mas também é possível que a empresa tenha decidido reformular o serviço completamente para impedir a ação de mais internautas engraçadinhos. Até o momento em que esta matéria foi publicada, a empresa ainda não tinha se pronunciado sobre o assunto.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.