Android: salve mapas em seu celular e navegue sem internet por aí!

3 min de leitura
Imagem de: Android: salve mapas em seu celular e navegue sem internet por aí!
Imagem: Followmi2ba

Nunca foi tão fácil explorar um local qualquer: em poucos segundos, o trajeto até um parque ou a outra cidade pode ser consultado a partir da tela de um celular. Fato é que os aplicativos de localização atuais são uma verdadeira mão na roda: assistentes de voz não apenas instruem motoristas sobre quais ruas pegar; alertas sobre radares podem ser também ouvidos.

Mas e se não houver sinal de internet? Imagine só: você está atrasado para o casamento de seu amigo e não sabe como chegar à igreja – sem nenhum mapa de papel ao alcance de suas mãos. Perdidos de plantão, acalmem-se. O que antes era sinônimo de desespero agora não passa de outra trivial situação.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Acontece que os sistemas de posicionamento global (GPSs) fazem uso de satélites espalhados mundo afora; significa que certos recursos online que fazem parte de aplicativos de localização podem ser dispensados em casos de emergência. Neste tutorial, você vai aprender a salvar mapas para consulta offline em seu aparelho Android. Consulte a seguir os métodos de navegação sem acesso à internet para os aplicativos HERE e Google Maps.

HERE Beta: salve o mapa de todo o Brasil!

Desenvolvido pela Nokia Apps LLC, este aplicativo funciona de modo semelhante ao popular Google Maps. Orientação “curva a curva” por voz, informações sobre transporte público e compartilhamento de destinos com contatos são algumas das opções do serviço.

Mas o que realmente se destaca é o armazenamento de mapas para consulta offline. Mais de 100 países são abarcados por este recurso, e é possível selecionar um continente e uma região específica para o conseguinte download de todo o mapa. Veja como é fácil.

Passo 1 – Selecione o país

O download de HERE Beta pode ser feito por meio deste link, via Google Play (compatível com sistemas Android 4.1 e superiores). Uma vez instalado, um rápido cadastro deve ser feito; contas de email ou de Facebook podem ser usadas. Finalizada esta etapa, vá até as configurações do app (três barras horizontais, à direita) e clique sobre “Baixar mapas”.

Na aba aberta, selecione um dentre os sete continentes sugeridos – no nosso caso, optamos pela “América do Sul” e país “Brasil”. A região deve também ser especificada. Basta tocar sobre as opções dispostas e aguardar pela conclusão do download.

Passo 2 – Acesso offline aos mapas

Uma vez baixado o mapa, as configurações de HERE Beta devem ser novamente abertas. Toque sobre o botão “Usar o aplicativo offline” e pronto! A navegação offline junto do serviço já pode ser feita. Vale destacar o fato de que a sinalização dos trajetos é feita normalmente; selecione pontos de partida e destino e siga seu caminho sem dores de cabeça.

Google Maps – guarde seus destinos principais

O popular aplicativo de localização da Google também oferece recursos que podem ser usados em modo offline. Mas atenção: algumas das regiões apontadas pelo Google Maps podem não ficar disponíveis sem acesso à internet. De qualquer forma, salvar locais específicos de um mapa pode ajudar quem não consegue ativar o modo online do app.

Ative o app e filtre as regiões

Salvar mapas para consulta offline junto de Google Maps é também possível. Algumas regiões, porém, podem aparecer como “indisponíveis” no momento em que a tentativa de download for realizada. Para testar o serviço em sua localidade, siga um dos procedimentos seguintes:

  • Abra a opção “Seus lugares” em “Configurações”, selecione um deles e então digite “OK Maps” (sem aspas) na caixa de busca ou toque sobre o ícone de microfone e diga o comando “OK Maps”. A sugestão “Salvar este mapa?” será feita. Clique em “Salvar”, renomeie o local e pronto.

  • Abra o app, defina um local e toque sobre a borda inferior; a mesma opção “Salvar este mapa?” deverá ser adotada. Não funcionou? Tente selecionar uma região menor.

....

Mais aplicativos de localização podem ser conferidos nesta página. Já sabe como rastrear o paradeiro de seu smartphone em caso de roubo? Veja nossas dicas aqui!

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.