Google Maps: Como medir a distância entre dois locais

3 min de leitura
Imagem de: Google Maps: Como medir a distância entre dois locais

Que atire a primeira pedra quem nunca usou o Google Maps como referência para conseguir chegar até determinado local, seja em uma entrevista de emprego, uma viagem para um lugar que você nunca foi e até para detalhar as rotas do transporte público.

Cá entre nós, hoje em dia seria muito difícil viver sem o serviço de pesquisa e visualização de mapas da Google. No entanto, muitas pessoas ainda não sabem usufruir dos geniais recursos que o Maps disponibiliza gratuitamente.

Antes que apareçam comentários do tipo: “TecMundo, que tutorial desnecessário, estão precisando de conteúdo?”, vale lembrar que nem todo mundo é experiente no quesito internet. Para os que não sabem ou sentem uma certa dificuldade para utilizar o serviço, vamos mostrar como medir a distância de um local para o outro e as diversas funcionalidades do sistema de mapas.

Saiba como aproveitar ao máximo o Google Maps

O primeiro passo é acessar a página oficial de mapas do Google para inserir um destino. Em nosso exemplo, vamos utilizar a Rua Cubatão, localizada na Vila Mariana, São Paulo. Para definir o seu ponto de partida, vá até a opção “Rotas” e digite o nome do local – você também pode clicar no mapa diretamente para selecioná-lo.

Como ponto de partida, vamos utilizar a Avenida Paulo Facini, uma das principais vias da cidade de Guarulhos, São Paulo. Na imagem abaixo, já que a distância entre o ponto e o destino marca mais de 23 km, o serviço de mapas recomendou diferentes alternativas para definirmos se é melhor ir de carro ou transporte público – afinal, haja fôlego para ir a pé, não?

Além do trajeto, o Google Maps vai mostrar o tempo médio de cada viagem para cada tipo de transporte. O cálculo é feito de acordo com um medidor de trânsito que é atualizado com o fluxo de veículos naquele momento. Se a sua rota tiver algum pedágio, ele também será mostrado no mapa.

Já que a situação do trânsito é atualizada em tempo real, é possível visualizar os trechos em que a situação está bastante complicada. Nas partes em vermelho, por exemplo, saiba que aquele pedaço vai consumir alguns minutos a mais do seu precioso tempo.

O transporte público pode encurtar o seu tempo de viagem

O transporte público pode ser o nosso amigo em diversas situações, afinal, se uma via está completamente congestionada, “cortar” o trajeto pelos trilhos pode ser a melhor alternativa. Se o seu destino pode ser alcançado de metrô, o Google Maps vai mostrar a linha de transporte necessária para que você consiga alcançar o seu objetivo.

Como mostrado na imagem abaixo, na parte inferior da janela de informações, o serviço mostra diferentes trajetos e tempos de viagem de acordo com a opção que você desejar. Neste caso, a primeira opção da lista seria a mais interessante, já que o tempo de viagem será de aproximadamente 1h45 e o metrô está incluso como último transporte.

Se o trajeto entre o ponto de partida e o destino pode ser feito a pé, então o Google Maps vai alertá-lo sobre isso. Em nosso exemplo anterior, o percurso deu cerca de 23 km, ou seja, o serviço nem cogitou a ideia de nos mostrar um caminho para ser percorrido a pé.

Para demonstrar um trajeto que possa ser feito caminhando, utilizamos como ponto de partida a Avenida Paulista. Como é possível ver na imagem abaixo, o trajeto a pé leva cerca de 16 minutos e a distância é de 1,4 km.

Tour Mundial

Sim, o Google Maps também consegue mostrar um trajeto internacional independente da distância. Como exemplo, pegamos a badalada avenida Collins da cidade de Miami, nos Estados Unidos. O serviço vai mostrar o tempo de viagem – com ou sem escala de voo – e as companhias que trabalham com o trajeto.

Se você clicar na opção “Veja os resultados da Pesquisa do Google”, o buscador vai fornecer informações sobre próximos voos disponíveis, incluindo companhias aéreas e horários.

Agora que você já sabe utilizar os recursos do Google Maps, se perder vai ser uma tarefa bastante difícil, não? Tanto para curtas e médias distâncias como para trajetos internacionais, o fato é que o serviço de mapas é essencial para todos nós. Vale ressaltar que muita gente utiliza o aplicativo do Google Maps para smartphones como um verdadeiro GPS – isso é que é ser útil.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.