Google for Jobs é ferramenta que torna a busca por emprego menos complicada

1 min de leitura
Imagem de: Google for Jobs é ferramenta que torna a busca por emprego menos complicada
Imagem: Sarah Perez/TechCrunch

Aqueles que utilizam os recursos oferecidos pela Google vão contar com uma nova ferramenta para tornar a busca de emprego menos complicada. Trata-se do Google for Jobs, serviço que será integrado ao buscador para ajudar a encontrar vagas nos mais variados níveis de conhecimento e experiência profissional.

Inicialmente, é válido mencionar que a meta desse serviço não é oferecer vagas de emprego que estão disponíveis apenas dentro da empresa, mas “garimpar” entre redes parceiras, como LinkedIn, Monster, Facebook e GlassDoor, para exibir as opções que estejam dentro do perfil do usuário.

Durante o Google I/O (que serviu de palco para o anúncio), foi mencionado que o buscador vai reconhecer quando o usuário estiver digitando algo relacionado a uma vaga de emprego e retornará os resultados de acordo com o que foi escrito.

Para refinar ainda mais as buscas, a ferramenta vai oferecer alguns adicionais na hora de preencher as informações capazes de levá-lo à vaga certa. Entre as opções estão filtros de lugares, título, categoria e data da publicação, bem como se é um trabalho em tempo integral ou meio período.

Melhorias por aprendizado

Um detalhe interessante é o fato de a Google estar fazendo o seu sistema funcionar por machine learning, e com isso o buscador vai entender como os cargos estão relacionados e fazer com que eles apareçam entre as opções disponíveis para o usuário.

Caso precise de um exemplo, digitar o termo “loja” pode fazer com que o Google for Jobs entenda que você esteja interessado em coisas como “vendedor” ou “gerente”, dependendo de como a empresa que deseja contratar escreveu na descrição da posição.

Um detalhe interessante é o fato de a Google estar fazendo o seu sistema funcionar por machine learning

O serviço já vai trazer uma opção para se candidatar à vaga desejada, mas não há muitos detalhes sobre como isso vai funcionar (se será necessário enviar um currículo que esteja no Docs ou algum outro método).

E quando chega no Brasil?

No momento, ainda não há uma previsão de quando o serviço será disponibilizado por aqui. Entretanto, a Gigante das Buscas menciona que ele estará disponível na terra do Tio Sam “nas próximas semanas”, e outros países devem receber essa funcionalidade no futuro.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.