Android Pay: Google lança forma de pagamento rápida com o celular

2 min de leitura
Imagem de: Android Pay: Google lança forma de pagamento rápida com o celular
Imagem: Official Android Blog

A Google anunciou durante a conferência principal do Google I/O 2015 a plataforma que deve ser a principal concorrente do Apple Pay: o Android Pay, um sistema que permite pagamentos em lojas físicas e online de forma rápida, prática e segura — tudo pelo seu dispositivo Android.

O pagamento em lojas físicas parceiras é muito simples: com tudo previamente configurado, o que você precisa fazer é desbloquear a tela do aparelho e aproximá-lo de um dos terminais do Android Pay e aguardar a transação ser aprovada automaticamente. Não é necessário nem mesmo abrir um app e você recebe detalhes da transação no display logo após a confirmação.

Ofertas especiais e programas de fidelidade surgirão no seu dispositivo da mesma forma que "na vida real" e prêmios garantidos por fora, como bilhetes de desconto, continuam valendo para compras no Android Pay.

Praticidade também online

Em compras virtuais por apps, não será mais preciso preencher formulários e dados de cartão de crédito. Basta selecionar "Comprar com Android Pay" (caso a loja fornecça essa opção, claro) para que a ferramenta faça toda a transação por você.

A Google ainda facilitou as coisas e criou uma plataforma que trabalhe com qualquer sistema de checkout, permitindo que desenvolvedores não precisem programar toda uma nova forma de comércio eletrônico só para incluir o Android Pay.

É possível cadastrar inúmeros cartões de crédito ou débito de variadas bandeiras e usar uma conta do Android Pay em mais de um dispositivo. A garantia de segurança é das próprias empresas como Visa, MasterCard e American Express, já que o sistema de tokens e a não divulgação dos números em si de contas e cartões serão herdados dessas plataformas. Em caso de perda ou roubo do aparelho, basta usar o Android Device Manager para bloquear o dispositivo ou até apagar todas as informações pessoais presentes.

Os primeiros a bordo

A Google já publicou algumas das marcas que serão as primeiras parceiras físicas e virtuais do sistema de pagamento. Grandes redes estão na jogada: BestBuy, GameStop, McDonalds, CocaCola, Subway, Staples e ToysRUs, entre outras.

As primeiras lojas fisicas que receberão terminais.

Apps de Domino's, Etsy, Groupon, Dunkin Donuts e vários outros serviços também contarão com a plataforma desde o início.

Disponibilidade

O Android Pay será disponibilizado para download na Google Play "em breve". Por enquanto, somente os Estados Unidos terão o serviço em funcionamento. Aparelhos a partir do Android 4.4 e com a tecnologia NFC estarão aptos a baixá-lo.

A empresa está negociando com operadoras de telefonia para que o app já venha embutido em novos celulares comprados nas lojas.

Segundo a própria Google informou no evento paralelo ao Google I/O realizado no Brasil, ainda não há previsão de chegada para a plataforma no país.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.