(Fonte da imagem: Reprodução/Google)

Faltam apenas dois dias para a Google I/O 2012, que vai revelar os próximos passos da gigante de Mountain View para os desenvolvedores que trabalham com ela. Serão três dias de novidades para consumidores, programadores e imprensa. Mas o que podemos esperar para esse grande evento?

O Tecmundo reuniu algumas das maiores expectativas que estão circulando e as trouxe neste artigo. Fique atento para saber exatamente o que pode estar próximo de se tornar realidade. Vale lembrar que são apenas especulações baseadas em informações obtidas nos últimos meses e que algumas delas podem não ser concretizadas.

Android Jelly Bean

Ao contrário do que muitos esperavam, o Android Jelly Bean não deve ser a versão 5 do sistema operacional, mas sim a 4.1. A informação veio da Google Play Store e  deve ser confirmada durante a Google I/O. Na mesma conferência, também devem ser apresentados os principais recursos que estarão presentes no novo sistema.

O que mais se espera disso é um sistema de reconhecimento de voz que seja mais eficiente e possa concorrer diretamente com a Siri do iOS. Outro assunto muito aguardado é o consumo de bateria. Muitos esperam que a nova versão do Android consiga ser mais eficiente energeticamente, garantindo maior autonomia.

Tablet Google Nexus

A Google sempre foi excelente em fazer softwares. Com a produção do Samsung Galaxy X (Nexus), a empresa mostrou que também poderia ser boa em colaborar no desenvolvimento de hardware. Agora, o que todos esperam é que o tablet da mesma linha também seja mostrado durante a Google I/O – há, inclusive, supostas especificações técnicas do aparelho.

Não há confirmação sobre a produtora do tablet, mas a ASUS vem sendo a empresa mais cogitada desde o início das especulações. Supostamente, o aparelho deve surgir com o chip NVIDIA Tegra 3 e deve se encaixar no projeto NVIDIA Kai – que pretende vender aparelhos de boa qualidade por menos de 300 dólares.

Google+

A rede social da Google tem sido foco de muitos investimentos desde o lançamento. Certamente, há algo novo para ser mostrado para os desenvolvedores, já que a empresa de Mountain View precisa de um retorno para justificar as quantias de dinheiro depositadas no projeto. O que se especula é que ele surja com maior integração às plataformas portáteis.

(Fonte da imagem: Reprodução/Google+)

O eWeek diz que o mais provável é que surjam informações sobre apps sociais exclusivos, visto que o Facebook tem mostrado que a fórmula dá certo. Mesmo assim, não podemos afirmar quais serão as grandes novidades.

Project Glass

Nos últimos meses, um dos produtos da Google que mais apareceu na mídia foi o Project Glass. O óculos de realidade aumentada deve fazer uma participação especial na Google I/O, pois é algo que grande parte dos desenvolvedores quer conhecer e experimentar. Não podemos afirmar se ele será mostrado já na versão final, mas certamente estará presente na conferência.

Google TV

A central de mídia da Google pode ganhar algumas atualizações importantes. Uma das conferências do evento se chama “Traga seu app para a tela grande”. Nele, devem ser apresentadas as vantagens do sistema, que pode voltar a ganhar destaque a partir do próximo dia 27.

O que mais pode aparecer nos produtos Google?

Como sempre, devem também ser reveladas novidades sobre alguns dos principais produtos da Google. É provável que sejam mostrados alguns novos exemplos do funcionamento do Google Knowledge Graph (sistema que traz mais semântica às pesquisas pelo buscador).

(Fonte da imagem: Reprodução/Blog Oficial da Google)

Os mapas podem ganhar novos recursos, sendo que os principais devem ser relacionados às possibilidades conseguidas com as APIs. Como já revelamos alguns dias atrás, o Google Drive pode receber atualizações para ambientes empresariais, tornando o sistema ainda mais poderoso.

Por fim, Google Chrome deve ter novas demonstrações de velocidade e compatibilidade. Não será surpresa se os executivos da empresa mostrarem o navegador com mais sincronia ao HTML5 e maiores capacidades em relação ao JavaScript. O sistema operacional Chrome OS pode aparecer também, mas ninguém espera muito dele para o evento.

.....

A Google I/O 2012 acontece entre os dias 27 e 29 de junho, e o Tecmundo vai realizar uma cobertura completa dos eventos. Fique ligado no site, pois sempre que a Google disponibilizar canais de streaming ao vivo, disponibilizaremos os vídeos para vocês. Aproveite também para conferir a agenda completa da conferência por este link.

Fontes: Google, Phandroid, eWeek e TechRadar

Cupons de desconto TecMundo: