Apenas desinstalar o Google Fotos não interrompe o backup de suas imagens

1 min de leitura
Imagem de: Apenas desinstalar o Google Fotos não interrompe o backup de suas imagens

O jornalista americano David Arnott, do Nashville Business Journal, teve uma surpresa ao acessar sua conta do Google Drive e perceber que todas as fotos que havia tirado nos últimos meses estavam armazenadas lá. Isso não deveria ser nada demais, não fosse o fato de ele ter deletado o app Google Fotos de seu smartphone meses antes.

A questão é que o aplicativo nada mais é do que um visualizador, criado pela Google para que o usuário possa organizar e, obviamente, ver as imagens guardadas em sua conta. Mesmo desabilitando outros apps que poderiam ser os responsáveis pelo envio das imagens para o servidor nas nuvens, como Google+ e Google Drive, seu celular Android continuará fazendo o backup de tudo.

Na verdade, quem gerencia esses envios é a sua conta Google, essencial para o funcionamento não só dos programas citados, como de todo o ecossistema de serviços oferecidos pela gigante de Mountain View, como YouTube, Gmail, Fit, Calendário, etc. Caso queira interromper de vez o envio de fotos para sua conta no Google Drive, mas não saiba exatamente como, você deve ir até as Configurações de sua conta Google – procure em sua lista de apps por um “g” dentro de uma engrenagem.

Então é só selecionar “Backup do Google Fotos”, e na nova janela, clicar na chave seletora no canto superior direito, ao lado da palavra “Ativar”, para cancelar o envio automático. Ao fazer isso, um aviso surge na tela informando que todas as imagens que forem tiradas a partir do momento da desativação serão sincronizadas assim que o serviço for ativado novamente.

Você prefere ter um maior controle sobre o backup de suas imagens ou prefere que a Google salve tudo? Deixe sua opinião no Fórum do TecMundo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.