Lembra-se do Google Earth Timelapse, aquela ferramenta criada pela gigante das buscas que permitia ao público ver lapsos de tempo de diversas áreas do mundo através das últimas 3 décadas? Pois bem, a Google acaba de trazer uma atualização enorme para os registros da ferramenta, com quatro anos adicionais de imagens e maior resolução para as fotos, em um total de petabytes de novos dados.

Para comemorar a nova conquista, a Google se uniu à revista TIME para trazer alguns registros de locais especialmente interessantes pelo mundo. O resultado, como você já deve imaginar, foi bastante impressionante, trazendo áreas que realmente passaram por mudanças consideráveis através desses anos – que o diga, por exemplo, o GIF abaixo, que mostra as alterações no trajeto do rio Nyingchi, no Tibete:

As novidades são resultado de uma série de novas imagens trazidas por dois novos satélites – o Landsat 8 e o Sentinel-2 –, que ajudaram a trazer registros com maior qualidade do timelapse. Fazer isso obviamente não foi uma tarefa fácil: a Google usou o motor do próprio Google Earth para analisar um total de três quadrilhões de pixels das fotos fornecidas, comparando-as então com as outras imagens.

Dali, foi só uma questão de selecionar os melhores pixels de cada foto, criar uma imagem gigantesca do planeta para cada um dos 33 anos disponibilizados pelo Google Timelapse e transformar isso em 25 milhões de quadros de vídeo sobrepostos multi-resolução.

Ficou confuso? Então vamos resumir: eles tiveram uma tonelada de trabalho para criar a melhor imagem possível com base nas fotos dos satélites. Confira o resultado de todo esse trabalho logo abaixo:

Reconstrução da Oakland Bay Bridge, San Francisco

Geleira de Shirase, Antártica

Geleira de Hourihan, Antártica

Crescimento da cidade de Dalian, China

Nuflo de Chavez, Bolívia

Construção do Aeroporto de O’Hare, Chicago

Surgimento do Fort McMurray, Canadá

Essas são, é claro, apenas algumas delas. Você pode conferir muitas outras diretamente pelo serviço do Google Timelapse clicando aqui, ou através da já mencionada seleção feita pela TIME através .

Cupons de desconto TecMundo: