Google Drive: como mudar o proprietário de um arquivo

1 min de leitura
Imagem de: Google Drive: como mudar o proprietário de um arquivo

Por um padrão do sistema, ao criar um arquivo no Google Drive você fica registrado como o proprietário de seu conteúdo. No entanto, você pode transferir essa propriedade para qualquer pessoa que você quiser, contanto que essa pessoa tenha uma conta no Google.

Mas o que isso significa? Ser proprietário de um arquivo permite que você tenha mais controle sobre ele e, ao alterar a função, você passa esses “poderes” para outra pessoa. Sendo proprietário, você pode remover colaboradores, alterar opções de visibilidade, permitir acesso a configuração aos colaboradores, compartilhar o arquivo e apagar aquele documento do Drive.

Se você quer passar a responsabilidade de qualquer arquivo para alguma pessoa, confira no passo a passo abaixo como é possível fazer isso diretamente no menu de configurações do Google Drive.

Para começar, abra sua conta do Google Drive clicando aqui. Abra o arquivo que deseja alterar.

Clique no botão “Compartilhar” no canto superior direito da tela. Se você ainda não compartilhou o arquivo com a pessoa que vai receber a propriedade, envie o convite para que ela tenha acesso ao documento.

Para isso, insira o nome ou email em “Convidar Pessoas” e “Compartilhar e Salvar”. Depois disso, é hora de editar as permissões daquele usuário.

Clique sobre a seta que aparece ao lado do nome geralmente com um texto padrão “Pode editar”. Ali, selecione a opção “É o proprietário”.  Confirme em “Salvar alterações” e pronto! O novo dono já foi definido.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.