Conheça 12 dicas sobre o Google Drive que você não sabia

3 min de leitura
Imagem de: Conheça 12 dicas sobre o Google Drive que você não sabia

O Drive é a solução de nuvem da Google que oferece todas as ferramentas para você realizar diversos trabalhos. Docs, Planilhas e Apresentações (como Word, Excel e PowerPoint) são apenas algumas das ferramentas oferecidas para melhorar o seu fluxo de trabalho.

Vale notar que o Drive é muito seguro: por estar na nuvem, ele salva automaticamente os seus arquivos enquanto você faz modificações. Ou seja, se a luz acabar do nada, você pode ficar tranquilo — nem um "A" vai ser perdido.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Por isso, se você ainda não usa com frequência o Drive e quer experimentar algo novo, vamos lhe apresentar alguns recursos que você provavelmente não conhece. Para acessar o Google Drive, basta clicar aqui e fazer a sua conta.

Boa descoberta.

Colaboração

Se você está na escola ou na faculdade, este recurso é um salvador: ele permite que até 50 pessoas editem o mesmo arquivo ao tempo. Exato: aqueles trabalhos com milhões de páginas podem ser facilmente compartilhados e editados ao mesmo tempo entre pessoas de um mesmo grupo.

Tornar público

Há três maneiras de você compartilhar um arquivo: tornar público (qualquer um acessa), apenas com link (não aparecer em ferramentas de busca, só quem tem o link do documento pode acessar) ou pessoas específicas (apenas pessoas que você marcou podem acessar o documento).

Em qualquer uma dessas opções, você também pode definir o que outras pessoas podem fazer com o documento em questão: visualizar, comentar, editar etc.

Conversas

Então, você está editando um texto no Word com outros amigos. Para conversar, usam o WhatsApp ou o Google Hangouts. Pare com isso: o próprio Word fornece um chat dentro do documento para troca de ideias. Basta clicar no ícone de balão no canto da tela.

Add-ons

Enquanto as soluções da Google e Microsoft que estão "fora da internet" são ótimas, quando "dentro", elas podem tomar esteroides. Sim, existem add-ons que melhoram a experiência do usuário. Entre eles, você encontra o EasyBib para criar citações e colocar bibliografias de maneira mais fácil e o Gliffy para diagramas e gráficos. Basta acessar a área de add-ons no menu.

Mais esteroides

Sim, você também consegue adicionar apps da Chrome Web Store aos produtos do Drive. Conversores de PDF, softwares de desenho, editores de imagem e até conversores de vídeo. Vá até a Chrome Web Store, procure pela coleção "Drive" e divirta-se.

Guarde suas coisas

O Drive também pode ser usado como armazenamento na nuvem. Ao baixar o software para o seu PC, o Drive funciona como um Dropbox, por exemplo. Basta colar os arquivos que você deseja na solução da Google.

Porém, o espaço não é absurdo: são apenas 15 GB gratuito. Para 100 GB, os valores sobem para US$ 2. Já para 100 TB, US$ 10.

Acesso offline

Instale o Google Drive Web app no seu navegador Chrome. Isso vai permitir que você acesse e até edite os seus documentos quando faltar internet. Uma mão na roda nos momentos de tensão.

Gmail + Drive

Se você é um usuário do Drive e do Gmail, você tem sorte: não está limitado a enviar anexos de até 25 MB por email. Caso o arquivo seja um vídeo longo com 150 MB, o Gmail automaticamente faz o upload para o Drive e envia um link para compartilhamento.

Edite PDFs

É possível editar PDFs no Drive. Basta você fazer o upload do arquivo, e o texto e as imagens vão ficar disponíveis para edição — escolha "converter texto de PDF" na hora de abrir o arquivo.

App

Utilizar o aplicativo também é de grande ajuda. O app para Android oferece uma função interessante: você pode tirar a foto de um texto, subir a foto para o Drive, e ele transforma as letras na imagem em arquivo de texto.

Atalhos

Para conferir os atalhos de teclado, basta pressionar Crtl + / no menu principal.

Tradução

Ao abrir um arquivo de uma língua estrangeira, basta ir em "Ferramentas" e selecionar para todo o texto ser traduzido.

Agora, se você conhece alguma dica interessante que não foi citada aqui, nos conte nos comentários. Dessa maneira, podemos atualizar esta lista.

Você usa quais ferramentas na nuvem? Comente no Fórum do TecMundo

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.