Google Planilhas ganha recurso para criação automática de gráficos

1 min de leitura
Imagem de: Google Planilhas ganha recurso para criação automática de gráficos

Uma das principais suítes de aplicativos de produtividade do mundo hoje, o Google Drive reúne em si ótimas ferramentas (a parte que antigamente era chamada genericamente de Google Docs). Uma delas é o Google Planilhas, rival do Excel e principal nome quando se fala da criação e edição de planilhas na web. O aplicativo acaba de ganhar novas ferramentas, com destaque para uma função que usa aprendizado de máquina para transformar dados em gráficos.

O mais interessante de tudo isso é a capacidade que a nova função tem de fazer gráficos de maneira inteligente e quase automática. Você só precisa perguntar — “com palavras, não dados”, destaca o diretor de produto do Google Daniel Gundrum — e então o aplicativo traduz a resposta em um gráfico que pode ser inserido na planilha com um único clique.

A nova função é chamada de “Explore” e fica presente em um botão no canto inferior direito da tela. “Se você não encontrar um gráfico que precisa, é só perguntar”, escreve Grundrum. “Em vez de criar gráficos manualmente, peça ao Explore para fazer isso digitando ‘histograma dos clientes de 2017’ ou ‘gráfico em barra das vendas de sorvete’. É menos tempo gasto criando gráficos e mais tempo trabalhando em novos insights.”

É só perguntar e o Planilhas cria um gráfico para você

Dados sincronizados

Outra novidade anunciada pela Google nesta quinta-feira envolvendo o Planilhas é a possibilidade de sincronizar dados entre este e outros apps da suíte da Google, como o Documentos e o Apresentações. Finalmente, agora é possível fazer com que documentos dos três formatos distintos (texto, planilha e apresentação) funcionem de forma sincronizada.

Depois que você define a sincronização, basta alterar a informação em um documento para que ela seja replicada em todos os demais. Essa função é ideal para tornar a criação de gráficos ainda mais funcional dentro da plataforma e faz com que o usuário tenha menos trabalho para deixar tudo com as informações corretas.

Mais novidades

Outras novidades para o Planilhas anunciadas hoje incluem o suporte aos mesmos atalhos de teclado suportados pelo navegador, uma experiência de impressão aprimorada e uma barra lateral dedicada à edição dos gráficos. Além disso, funções matemáticas e que automatizam funções dentro do aplicativo também foram ampliadas e agora são mais de 400.

Os novos recursos começam a ser distribuídos hoje e devem chegar em breve a todos os usuários da suíte de aplicativos de produtividade do Google.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.