Google Docs ganha recurso de conversão direta para formato EPUB de eBooks

1 min de leitura
Imagem de: Google Docs ganha recurso de conversão direta para formato EPUB de eBooks
Imagem: Wired

Embora a internet esteja recheada de ferramentas – pagas e gratuitas – para que estudantes, professores, pesquisadores e autores de plantão possam transformar seus textos no formato mais popular para os leitores digitais, a Google deu um jeito de tornar o processo ainda mais prático e rápido. Sem nenhum alarde, a Gigante das Buscas integrou o recurso ao seu badalado editor de textos online, fazendo com que o Docs consiga converter automaticamente documento para arquivos EPUB (.epub).

Segundo uma postagem no blog oficial de atualizações dos produtos da empresa, o update aconteceu na última segunda-feira (7) e está se espalhando por todos os usuários do aplicativo de edição – devendo estar disponível para todos os usuários dentro dos próximos dias. Para testar a ferramenta, basta abrir ou criar um novo documento na plataforma – seja através do navegador ou no app mobile –, ir até o menu “Arquivo”, escolher a entrada “Fazer download como”, selecionar a opção “Publicação EPUB (.epub)” e salvar o projeto no PC ou no celular.

Mesmo que não tenha sido adotado pela Amazon em seus dispositivos da linha Kindle – que dão suporte apenas à extensão proprietária AZW ou AZW3 –, o formato EPUB é visto como o padrão para a grande maioria dos eReaders. Além de leitores populares, como o Kobo, programas para computador ou celulares também costumam abrir com facilidade esses tipos de arquivos, tornando qualquer equipamento capaz de reproduzir eBooks sem perder formatação ou recursos avançados.

Com a novidade, mesmo quem não tem muita familiaridade com os softwares de conversão vai poder criar seu livro digital ou qualquer espécie de pesquisa científica sem nenhum tipo de dificuldade. Vale notar que, embora o Google Docs permita a criação de documentos EPUB, ele ainda não dá suporte à leitura deles. Sendo assim, caso você tente subir seu eBook para o Drive, o sistema se limita a oferecer opções gratuitas na nuvem, como o Cloud ePub Reader, para dar continuidade ao processo.

Já pensou em publicar o seu livro em forma digital? Comente no Fórum do TecMundo!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.