Recentemente, a Google lançou uma expansão oficial para o Chrome que promete reduzir a quantidade de dados necessários para navegar pela internet. Apropriadamente batizada como “Economia de dados”, a solução é especialmente útil para aqueles que dependem de conexões limitadas, como aquelas baseados nas tecnologias 3G e 4G.

Quando o recurso é ativado, ele faz com que as páginas que você acessa sejam processadas e compactadas pelos servidores da Google. Somente após esse processo é que elas são transmitidas para sua máquina, o que permite poupar dados ao mesmo tempo em que há uma diminuição no tempo de carregamento.

A solução da Google também possibilita obter vários detalhes relacionados ao consumo de banda do navegador e a quantidade de dados que foram economizados. Os relatórios surgem de maneira bastante completa, indicando quais as páginas mais “pesadas” e qual o tamanho para o qual elas foram diminuídas após a extensão realizar seus trabalhos.

Como usar a extensão

1. Abra a página dedicada ao software e clique no botão “Usar no Chrome”;

2. Confirme sua escolha clicando em “Adicionar extensão”;

3. O ícone correspondente deve surgir próximo à barra de endereços do Chrome;

4. Ao clicar sobre ele, você pode conferir o uso de dados atual e a economia de dados proporcionada pela extensão;

5. Para saber mais detalhes sobre o uso de dados pelas páginas que estão abertas, selecione a opção “Detalhes”

Você costuma se preocupar com a quantidade de dados consumidos durante a navegação por sites? Comente no Fórum do TecMundo

Cupons de desconto TecMundo: