Mestre Chrome: saiba como modificar 16 recursos escondidos no navegador

3 min de leitura
Imagem de: Mestre Chrome: saiba como modificar 16 recursos escondidos no navegador

O Google Chrome é um dos navegadores mais utilizados no mundo. Mas, mesmo assim, milhões de usuários ainda não sabem que ele possui centenas de recursos escondidos que podem facilitar a vida dele.

Muitos desses recursos costumam ficar na terra longínqua e inóspita chamada "chrome://flags", um local que você não deve conhecer muito bem — e se já acessou, pode ter ficado assuntado com os dizeres: "Tome cuidado, esses experimentos podem morder".

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Ainda, um parágrafo diz o seguinte: "Estes recursos experimentais podem ser alterados, cancelados ou desaparecer a qualquer momento. Não oferecemos qualquer garantia sobre o que possa acontecer ao ativar algum desses experimentos: seu navegador pode inclusive entrar em combustão espontânea. Brincadeiras à parte, o navegador pode excluir todos seus dados ou comprometer sua segurança e privacidade de maneira inesperada. Experimentos ativados serão habilitados para todos os usuários do navegador, portanto tenha cautela ao prosseguir".

Obviamente, tudo não passa de uma divertida brincadeira da equipe de desenvolvimento. Porém, caso você não saiba o que está fazendo, pode acabar excluindo alguns dados importantes.

Por isso, foram selecionadas 16 alterações que você pode realizar sem problemas. Veja abaixo como fazer isso e, caso você conheça algum recurso escondido muito legal, conte para nós nos comentários. Quem sabe não adicionamos aqui na seleção e tornamos isso em um espaço colaborativo? Basta rolar a página até "Ver Comentários" e dar a sua indicação.

Mapa do tesouro

Vale lembrar que, depois de realizar qualquer mudança, o navegador Chrome precisa ser reinicializado para aplicar as novas definições. Além disso, que ajudou na seleção abaixo foi o pessoal da FieldGuide. Vamos lá? Digite na barra de link: "chrome://flags" (sem as aspas).

Ativar o corretor ortográfico automático: agora, sem mais erros de português. A função vai marcar todas as palavras que você escreve errado.

Ativar o corretor ortográfico multilíngue: esta função vai corrigir qualquer palavra que você escrever, independentemente do idioma.

Permitir continuação do download: seu download foi interrompido? Volte imediatamente do ponto em que ele parou com esta função.

Habilitar experimentos em que a central de mensagens sempre sobe quando uma notificação é removida: habilita um experimento no qual a central de mensagens sempre rola para cima quando uma notificação é removida.

Ativar geração de senhas: permite que o Google Chrome gere senhas para o usuário quando detectar páginas de criação de conta.

Ativar fechamento rápido de guias/janelas: ativa o fechamento rápido de guias/janelas – executa um gerenciador "js" de "onunload" da guia, independentemente da "GUI" (Graphical User Interface).

Salvar senhas automaticamente: chega de esquecer as senhas! Essa função pula o prompt de senha e salva tudo que for escrito automaticamente.

Material design no navegador Chrome: traga a experiência do Android! A função define os elementos do material design na parte superior do navegador do Chrome.

Rolagem suave: habilitar implementação experimental de rolagem suave.

Ative a reformulação da barra de ferramentas da extensão: ativa o novo design da barra de ferramentas de extensões.

Ativar grandes ícones na página nova guia: ativa a página "Nova guia" experimental usando ícones grandes

Mostrar configurações em uma janela: quando esta configuração está ativada, as "Configurações" são exibidas em uma janela exclusiva, em vez de em uma guia do navegador.

Enfatizar títulos no menu suspenso da omnibox: faz com que o menu suspenso da omnibox às vezes exiba títulos de sugestões com mais destaque do que URLs.

Contador FPS: Mostra a taxa de frames real de uma página, em frames por segundo, quando a aceleração de hardware estiver ativa.

Ativar descarte de guia: se ativada, as guias são descartadas da memória quando a memória do sistema está baixa. As guias descartadas continuam visíveis na barra e são recarregadas depois que você clicar nelas.

Ativar IU em bolha de restauração de sessão: se ativada, a Interface de Usuário de restauração de sessão será mostrada em uma bolha, em vez de uma barra de informações.

Você conhecia estes recursos escondidos do Google Chrome? Comente no Fórum do TecMundo

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.