Aprenda a reduzir o consumo de dados no Chrome para Android e iOS

1 min de leitura
Imagem de: Aprenda a reduzir o consumo de dados no Chrome para Android e iOS

Quem usa internet móvel 3G ou 4G e possui limites de tráfego normalmente perder quase todo o consumo diário quando navega por aplicativos como o Google Chrome: o navegador precisa carregar imagens, textos, links e muitos outros conteúdos que detonam a sua conexão.

O blog Field Guide ensinou uma maneira de economizar um pouco esse tráfego de dados e, apesar de ter algumas consequência negativas, fazer com que você consiga passar mais tempo online.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

No Google Chrome para Android, toque no ícone de opções (os três pontos na vertical que ficam ao lado da barra de endereços) e vá em "Configurações". De lá, toque no item "Economia de dados" e marque a caixa correspondente.

iOS e desktop

No Google Chrome para iOS, o início é o mesmo: acesse o ícone de opções e vá em "Configurações". Depois, acesse o item "Largura de Banda" e só então ative a "Economia de Energia".

Para desktop, é necessário baixar uma extensão chamada Economia de dados (Beta), mas ela só é realmente útil se você for utilizar conexão compartilhada via tethering com o gadget.

Como isso muda a navegação?

Essa opção faz com que arquivos sejam comprimidos antes que cheguem ao seu aparelho, economizando (um pouco) o consumo de dados. Essa função faz com que o tráfego passe pelos servidores da Google antes, o que faz com que algumas imagens fiquem embaçadas e certas funções, como geolocalização, não operem totalmente.

Há ainda a questão de segurança, já que muitos podem considerar o desvio de tráfego como invasão de privacidade. Sites com protocolo HTTPS ou navegados de forma anônima não recebem a compressão. É possível consultar na própria "Economia de dados" um gráfico que mostra quantos MBs foram poupados do seu 3G ou 4G.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.