Google lança extensão para Chrome que reduz em até 45% o consumo de dados

1 min de leitura
Imagem de: Google lança extensão para Chrome que reduz em até 45% o consumo de dados
Imagem: Android na Veia

A Google lançou nesta semana na Chrome Web Store uma extensão chamada “Economia de Dados” que permite a você economizar sua conexão de dados para navegar na internet. A ferramenta consegue comprimir sites antes de serem carregados no seu computador e, com isso, gasta cerca de 45% menos dados do que na navegação convencional.

A extensão ainda está fase de testes, mas já pode ser usada em praticamente qualquer site. Você faz a instalação no Chrome para desktops, ativa a ferramenta e pronto. Nessa versão beta, entretanto, o Economia de Dados não é compatível com sites HTTPS e também não pode ser utilizada no modo anônimo.

Pode ser útil

Com a velocidade da web aumentando cada vez mais na maior parte do mundo, você pode estar se perguntar para que alguém precisaria usar uma extensão como essa no PC. Na verdade, ela pode ser útil em uma diversidade de situações.

Se você está usando o seu 3G/4G do smartphone para navegar no notebook, por exemplo, é muito interessante economizar o máximo de dados do pacote possível. Se você está em uma rede WiFi lenta, também é mais interessante navegar com menos dados para conseguir carregar páginas mais rapidamente.

Fora isso, a extensão já está disponível no Chrome para Android há um bom tempo, mas a Google escolhia quem poderia testar a função. Agora, esse compressor de dados deve estar disponível para todos os usuários do Robô e também para donos de aparelhos iOS.

Não há previsões para quando a extensão deve ser lançada definitivamente e passar a ser compatível com HTTPS. Portanto, só nos resta esperar para ver o que a Google realmente pretende fazer com o Economia de Dados.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.